00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee1Cesana, Andressa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217101684156531pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.creatorTorres, Flávio Fabiano Pasciência-
dc.date.accessioned2025-02-12T16:45:18Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T16:45:18Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.citationTORRES, Flávio Fabiano Pasciência. O uso de experimentos de física no estudo da função afim. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15415-
dc.description.abstractThis research aims to develop a didactic sequence that can help Mathematics teachers in the processof teaching and learning in relation to the concept of affine function, using experiments of Physics. In this regard, it was done a previous analysis through na investigation questionnaire given to eighteen teachers from state education network of the 14th teaching coordinating, on which there were information about theirteaching experience and, if in any moment, they use experiments in their classes.The research is divided in four stages. In the first stage, it was applied a diagnosis questionnaire to teachers (a priori questionnaire), in order to highlight situations experienced in life as teacher. In the second stage, it was realized two workshops with two hours duration each, to eleven teachers, in which it was showed experiments of physics and how they can help in learning the content of affine function. In the third stage, it was applieda diagnosis questionnaire again (a posteriori questionnaire) that aimed to verify how the themes approached in the didactic sequence could help teachers in learning development and in the construction of the linear function concept. We finalized these stages analyzing the answers of the questions in these questionnaires. This analysis served to the final organization of the didactic sequence, which will contribute to teachersdevelop their classes about affine functions clearly and objectively through these experiments. The educational product of this dissertation will be a didactic sequence proposal developed throughout the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectExperimentos de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFunção afim – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectPhysics experimentspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectAffine function – Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso de experimentos de física no estudo da função afimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca desenvolver uma sequência didática que possa auxiliar os professores de Matemática no processo de ensino e aprendizagem em relação ao conceito de função afim, utilizando experimentos de física. Para isso, foi feita uma análise prévia através de um questionário de investigação com dezoito professores da rede estadual da 14ª coordenadoria de ensino, no qual estão contidas informações sobre sua prática docente e, se em algum momento, eles utilizaram experimentos em suas aulas. A pesquisa está dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário diagnóstico aos professores (questionário a priori), a fim de que destacassem situações vivenciadas na vida enquanto professor. Na segunda etapa, foram realizadas duas oficinas com duas horas de duração cada, para onze professores, nas quais foram mostrados os experimentos de física e como eles poderão auxiliar no aprendizado do conteúdo de função afim. Na terceira etapa, foi aplicado novamente um questionário diagnóstico (questionário a posteriori) que teve como objetivo verificar de que forma os temas abordados na sequência didática poderão auxiliar os professores no desenvolvimento do aprendizado e na construção do conceito de função afim. Finalizamos essas etapas com a análise das respostas nas questões propostas nesses questionários. Ela serviu para a organização final da sequência didática, que contribuirá para o professor no desenvolvimento de suas aulas sobre funções afins de forma clara e objetiva através destes experimentos. O produto educacional desta dissertação será a proposta de uma sequência didática desenvolvida ao longo da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de experimentos de física no estudo da função afim.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.