00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED
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Tipo: Especialização
Título: Estágios curriculares em uma unidade de urgência e emergência: organização, fluxo e acessibilidade
Título(s) alternativo(s): Curricular stages in an urgent and emergency unit: organization, flow and accessibility
Autor(es): Verçosa, Maria do Carmo Medeiros Almeida
Primeiro Orientador: Taveira, Maria das Graças Monte Mello
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Maria Quitéria Pugliese de Morais
Resumo: Formar profissionais para atuarem na área da saúde sempre foi uma atividade para além dos bancos das universidades ou das instituições de ensino técnico. Para promover uma formação qualificada é preciso realizar a integração entre ensino e serviço, proporcionar ao educando a oportunidade de conhecer o ambiente real da profissão, convivendo com as práticas assistências do dia a dia de profissionais e dos usuários encontrados na rede de saúde pública. Em Maceió/Alagoas existem muitos cursos de formação para a área da saúde, mas infelizmente faltam instituições de saúde que tenham capacidade para absorver a demanda das práticas de estágios obrigatórias, pré-requisito essencial para a formação dos futuros profissionais da saúde. O Hospital Geral do Estado, por ser o único hospital de urgência e emergência 100% SUS de Maceió, é muito procurado por várias instituições de ensino para absorver as práticas de estágio hospitalar. O objetivo deste trabalho consiste em propor o ordenamento dos fluxos de acadêmicos para o campo de estágio HGE. Para isso, será necessário colocar em prática a integração entre o ensino e serviço, promover ações de educação permanente, com os serviços diretamente envolvidos no recebimento dos estágios, sobre a importância das práticas de estágios em um ambiente hospitalar. Meu maior compromisso como servidora do serviço público de saúde é propor com esse trabalho o ordenamento do campo de estágio hospitalar preservando a integridade dos pacientes e a qualidade da assistência em saúde.
Abstract: Training professionals to work in the area of health has always been an activity beyond the banks of universities or technical education institutions. In order to promote a qualified education, it is necessary to integrate education and service, to provide the student with the opportunity to know the real environment of the profession, living with the practical assistance of the day to day professionals and users found in the public health network. In Maceió / Alagoas there are many health training courses, but unfortunately there are no health institutions that are able to absorb the demand for the practices of compulsory traineeships, na essential prerequisite for the training of future health professionals. The State General Hospital, being the only urgency and emergency hospital 100% SUS of Maceió, is much sought after by several educational institutions to absorb the internship practices. The objective of this work is to propose the standardization and ordering of academic flows for the HGE stage field. To do this, it will be necessary to put into practice the integration between teaching and service, to promote permanent education actions, with the services directly involved in receiving internships, on the importance of internship practices in a hospital environment. My major commitment as a servant of the public health service is to propose with this work the planning of the hospital internship field, preserving the integrity of patients and the quality of health care.
Palavras-chave: Estágio curricular - Hospitais
Integração ensino/serviço
Acolhimento
Instituições de ensino
Curricular internship - Hospitals
Teaching/service integration
Reception
Educational institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Citação: VERÇOSA, Maria do Carmo Medeiros Almeida. Estágios curriculares em uma unidade de urgência e emergência: organização, fluxo e acessibilidade. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do trabalho e da Educação em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15388
Data do documento: 23-fev-2017
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