00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Suely do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1771982126531959pt_BR
dc.contributor.referee2Tenório, Isaline Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191821721636143pt_BR
dc.creatorMelo, Márcia Roseane Jeronimo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588107720263002pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T14:09:06Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T14:09:06Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.citationMELO, Márcia Roseane Jeronimo de. Estágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúde. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do trabalho e da Educação em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15385-
dc.description.abstractThis intervention project proposes to develop actions that inducts the understanding of professionals at UBS CAIC Virgem dos Pobres III, inserted in the Family Health Strategy (FHS) on the training of future health professionals who matures in the unit, to show that the integration between teaching and service is fundamental to the strengthening of SUS. Reflecting on professional training in health, based on an integration between education institutions (teachers) and internship field offered by the Basic Health Units (UBS) inserted in the FHS (professional and preceptors) is something that is urgent in order to build a more effective health system. The production of this project was through literature review, dialogues with authors and the research on some policies created by the Ministry of Health (MOH-MS) as the National Humanization Policy. In this sense the project comes to contribute to the understanding of all those involved in the process of teaching and learning in the health field, about the new concept of health, which is not limited to the health/disease binomial, but think up on how to help improve the training of future health professionals with a view to building a new health model, aimed at improvements in the service to the users of SUSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de saúde – Estagiáriospt_BR
dc.subjectProfissionais de saúde – Formaçãopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectHealth services – Internspt_BR
dc.subjectHealth professionals – Trainingpt_BR
dc.subjectUnified Health System (Brazil)pt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEstágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúdept_BR
dc.title.alternativeInternship in health as commitment of the integration teaching and service in health carept_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção propõe desenvolver ações que fomente a compreensão dos profissionais da UBS CAIC VIRGEM DOS POBRES III, inserida na Estratégia Saúde da Família (ESF) acerca da formação dos futuros profissionais em saúde que estagiam na Unidade, a partir da perspectiva de que a integração entre ensino e serviço é fundamental para o fortalecimento do SUS. Refletir sobre a formação profissional em saúde, baseada numa integração entre as Instituições de Ensino (docentes) e os Campos de estágios ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) inseridas na ESF (profissionais e preceptores) é algo que se faz urgente para a construção de um Sistema de Saúde mais eficaz. A produção deste projeto se deu através de revisão bibliográfica, dialogando com autores e pesquisa sobre políticas criadas pelo Ministério da Saúde (MS), como a Política Nacional de Humanização. Nesse sentido o projeto vem a contribuir para a compreensão de todos os envolvidos no processo de ensinar e aprender no campo de saúde, sobre a nova concepção de saúde, que não se reduz ao processo saúde/doença, mas refletir sobre como colaborar para a melhoria na formação dos futuros profissionais de saúde, na perspectiva de construir um novo modelo de saúde, que vise melhorias no atendimento aos usuários do SUS.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúde.pdf160.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.