00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Tese
Título: Deficiência e saúde pública: estudo de rotas (in)acessíveis na perspectiva da pessoa com deficiência no alcance ao atendimento de saúde pública na cidade de Maceió
Autor(es): Silva, Eduardo Patrício da
Primeiro Orientador: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sarmento, Thaisa Francis Cesar Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Juliana Michaello Macêdo
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Juliana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Santiago, Zilsa Maria Pinto
Resumo: A partir da nova redação dada em 2015 pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) ao parágrafo 3º do Art. 41 do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), ficou determinado que a partir de 2016 os municípios brasileiros que possuíam Plano Diretor deveriam elaborar os seus planos de rotas acessíveis, garantindo às pessoas com deficiência a acessibilidade a todas as rotas e vias existentes, de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros. Todavia, isso não se cumpriu na cidade de Maceió/AL, onde a acessibilidade permaneceu não sendo pensada enquanto rota, sendo por outro enfatizadas as intervenções urbanas em aspectos e/ou locais isolados que apenas geram “ilhas de acessibilidade” em uma cidade que permanece predominantemente inacessível para aqueles que não possuem plenitude física. Nesse contexto, boa parcela das pessoas com deficiência que residem e/ou se deslocam em Maceió/AL necessitam realizar fisioterapias e tratamentos médicos no sistema de saúde pública desta capital, tendo que enfrentar as múltiplas barreiras à acessibilidades presentes nessa cidade em seus deslocamentos urbanos até os locais de prestação de serviços públicos de saúde. O advento da Covid-19 chamou ainda mais atenção para esse problema, pois segundo dados da ONU (2020) houve nesse período a ampliação da inacessibilidade aos tratamentos médicos e fisioterapêuticos que já eram realizados por esses indivíduos antes desse período pandêmico. Esta tese de doutorado objetivou elaborar diretrizes para a concepção e implementação de um efetivo plano de rotas acessíveis, com foco nos deslocamentos até os locais de atendimento de saúde pública de Maceió/AL, a partir da perspectiva privilegiada de três grupos de pessoas com deficiência (PcD Física, PcD Visual e PcD Auditiva/Surda) dessa cidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada que abordou o problema de forma qualitativa, que em relação aos seus objetivos se caracteriza como exploratório-descritiva. Teve os seus procedimentos técnicos divididos em três grandes etapas de execução: Etapa 1: com as realizações de Levantamento Bibliográfico em autores como Garcia (2012), Lippo (2012), Mace (1991), Morano e Santiago (2019), Gehl (2015),Virtuoso (2016), Verde et al. (2020), Cooper (2004), Norman (2013), Pruitt e Adlin (2006), Pazmino (2015), Sommer e Sommer (1997) e Rheingantz et al. (2009), Pesquisa Documental sobre os principais avanços institucionais, normativos e legais da acessibilidade no contexto brasileiro e Revisão Sistemática de Literatura por meio do Método Cochrane Collaboration (2021); Etapa 2: Estudo de Campo A, com a criação de 07 (sete) “personas” por meio da ferramenta metodológica intitulada “Ciclo de Vida da Persona” proposta por Pruitt e Adlin (2006); Etapa 3: Estudo de Campo B, com a realização de “análises personas-cenários" segundo as proposições de Cooper (2004) e Pazmino (2015) das personas criadas e, a respectiva criação de “mapas comportamentais centrados na pessoa/indivíduo”, segundo as proposições de Sommer e Sommer (1997), Pinheiro e Günter (2008) e Rheingantz et al. (2009), onde a análise dos dados levantados se deu por meio do Método Indutivo. Os resultados obtidos demonstraram que as 07 (sete) personas criadas, as análises personas-cenários realizadas e os mapas comportamentais centrados nas pessoas/indivíduos concebidos neste estudo representaram fidedignamente com precisão e rigor teórico-metodológicos as subjetividades, especificidades, dificuldades, desafios e necessidades inerentes à “acessibilidade urbana enquanto rota” das 30 (trinta) pessoas com deficiência reais pesquisadas distribuídas no Grupo 01 – PcD Física (10 sujeitos), Grupo 02 – PcD Visual (10 sujeitos) e no Grupo 03 – PcD Auditiva/Surda (10 sujeitos), no que diz respeito aos seus deslocamentos usuais reais até os locais de prestação de serviços públicos de saúde na cidade de Maceió/AL, o que somado à valorização do meu “lugar de fala” enquanto pesquisador/observador que é pessoa com deficiência física, por meio da utilização da “abordagem experiencial” proposta por Rheingantz et al. (2009), forneceu importantes diretrizes para a concepção e implementação de um efetivo plano de rotas acessíveis voltado à viabilização do acesso aos locais de atendimento da rede pública de saúde dessa capital.
Abstract: With the new wording introduced in 2015 by the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (Law 13.146/2015) to paragraph 3 of Article 41 of the City Statute (Law 10.257/2001), it was determined that from 2016 onwards, Brazilian municipalities with a Master Plan were required to develop their accessible route plans, ensuring accessibility for persons with disabilities to all existing routes and streets, in an integrated manner with public passenger transport systems. However, this legal determination was not fulfilled in the city of Maceió/AL, where the “urban accessibility in terms of route” continued to be overlooked, and urban interventions instead focused on isolated aspects and/or locations, resulting in “accessibility islands” in a city that remains predominantly inaccessible to those without full physical abilities. In this context, a significant portion of persons with disabilities residing in and/or commuting within Maceió/AL need to undergo physical therapy and medical treatments in the public health system of this capital, facing multiple accessibility barriers in their urban commutes to public health service locations. The advent of Covid-19 further highlighted this issue, as UN data (2020) indicated an increase in inaccessibility to the medical and physiotherapeutic treatments that these individuals were already receiving before the pandemic. This doctoral thesis aimed to develop guidelines for the design and implementation of an effective accessible routes plan, focusing on commutes to public health service locations in Maceió/AL, from the privileged perspective of three groups of persons with disabilities (Physical Disability, Visual Disability, and Hearing Disability/Deaf) in this city. This research is applied in nature and approached the problem qualitatively, characterized as exploratory-descriptive in relation to its objectives. The technical procedures were divided into three major execution stages: Stage 1: Conducting a Bibliographical Survey on authors such as Garcia (2012), Lippo (2012), Mace (1991), Morano and Santiago (2019), Gehl (2015), Virtuoso (2016), Verde et al. (2020), Cooper (2004), Norman (2013), Pruitt and Adlin (2006), Pazmino (2015), Sommer and Sommer (1997), and Rheingantz et al. (2009), Documental Research on the main institutional, normative, and legal advancements of accessibility in the Brazilian context, and a Systematic Literature Review using the Cochrane Collaboration Method (2021); Stage 2: Field Study A, involving the creation of 07 (seven) personas through the methodological tool titled "Persona Lifecycle" proposed by Pruitt and Adlin (2006); Stage 3: Field Study B, conducting “persona-scenario analyses” according to the propositions of Cooper (2004) and Pazmino (2015) of the created personas, and the subsequent creation of "person/individualcentered behavioral maps," according to the propositions of Sommer and Sommer (1997), Pinheiro and Günter (2008), and Rheingantz et al. (2009), where data analysis was conducted using the Inductive Method. The results demonstrated that the 07 (seven) created personas, the persona-scenario analyses conducted, and the person/individual-centered behavioral maps developed in this study represented accurately with precision and theoretical-methodological rigor the subjectivities, specificities, difficulties, challenges, and needs inherent to “urban accessibility in terms of route” of the 30 (thirty) real persons with disabilities researched, distributed in Group 01 – Physical Disability (10 subjects), Group 02 – Visual Disability (10 subjects), and Group 03 – Hearing Disability/Deaf (10 subjects), regarding their actual usual commutes to public health service locations in the city of Maceió/AL. This, combined with the recognition of my "place of speech" as a researcher/observer who is a person with a physical disability, through the use of the "experiential approach" proposed by Rheingantz et al. (2009), provided importante guidelines for the design and implementation of an effective accessible routes plan aimed at facilitating access to public health service locations in this capital.
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Design centrado no usuário
Pessoas com Deficiência
Acessibilidade aos serviços de saúde - Maceió (AL)
Accessible Routes
User-Centered Design
People with Disabilities
Treatments in the Public Health System
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: Deficiência e saúde pública: estudo de rotas (in)acessíveis na perspectiva da pessoa com deficiência no alcance ao atendimento de saúde pública na cidade de Maceió. 2025. 311 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15368
Data do documento: 2-out-2024
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