06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da variação linguística em livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental
Autor(es): Gonzaga, Siane Moreira
Primeiro Orientador: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o tratamento da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. A base teórica desta pesquisa foi fundamentada nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Varacionista e Educacional. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, cuja análise é do tipo documental realizada em um livro didático da coleção “Geração Alpha” do 6o ano do Ensino Fundamental. Da análise descritiva foi possível perceber que o livro contempla o estudo do fenômeno da variação linguística, mais explicitamente em dois capítulos (1o e 2o) da unidade 2, nos quais são introduzidos alguns conceitos em blocos de notas relativos à variação linguística, às variedades regionais e urbanas, de norma-padrão, dentre outros. Por meio dessa análise, constatou-se que a variação linguística foi pouco explorada de forma pontual posto que apenas em dois capítulos da unidade 2 intitulados “Narrativa de aventura” e “Conto popular”. Em outras palavras, a abordagem de conceitos relativos à questão da diversidade linguística ainda se deu de forma genérica e superficial, uma vez que não foram exploradas nas atividades questões de análise que promovessem uma reflexão sobre a diversidade de usos linguísticos. Esperamos que os resultados desta análise possam contribuir para o debate acerca dos currículos de ensino de Língua Portuguesa contemplarem atividades de análise das variedades de usos linguísticos, paralelamente ao estudo da variedade padronizada, a partir da compreensão do fenômeno da variação linguística e do combate às formas de preconceito linguístico.
Abstract: This study aimed to analyze the treatment of linguistic variation in a Portuguese language textbook for the 6th grade of Elementary School. The theoretical basis of this research was based on the theoretical assumptions of Variational and Educational Sociolinguistics. This is a descriptive qualitative study, whose analysis is of the documentary type carried out in a textbook from the “Geração Alpha” collection for the 6th grade of Elementary School. From the descriptive analysis it was possible to perceive that the book contemplates the study of the phenomenon of linguistic variation, more explicitly in two chapters (1st and 2nd) of unit 2, in which some concepts are introduced in notebooks related to linguistic variation, regional and urban varieties, standard norm, among others. Through this analysis, it was found that linguistic variation was little explored in a specific way, since only in two chapters of unit 2 entitled “Adventure narrative” and “Popular tale”. In other words, the approach to concepts related to the issue of linguistic diversity was still generic and superficial, since the activities did not explore analytical questions that would promote reflection on the diversity of linguistic uses. We hope that the results of this analysis can contribute to the debate about whether Portuguese language teaching curricula should include activities that analyze the variety of linguistic uses, in parallel with the study of standardized variety, based on an understanding of the phenomenon of linguistic variation and the fight against forms of linguistic prejudice.
Palavras-chave: Sociolinguística
Livro didático
Língua Portuguesa
Variação linguística
Ensino Fundamental
Educação
Sociolinguistics
Textbook
Teaching
Portuguese Language
Linguistic variation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: GONZAGA, Siane Moreira. Análise da variação linguística em livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. 29 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15363
Data do documento: 20-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da variação linguística em livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.