Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15350
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecimento dos residentes sobre as medidas de prevenção em infecção relacionadas à assistência à saúde |
Título(s) alternativo(s): | Residents’ knowledge of preventive measures for health care-related infections |
Autor(es): | Gomes, Joyce Letice Barros |
Primeiro Orientador: | Pedrosa, Celia Maria Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Cristina Camelo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee3: | Medeiros, Mercia Lamenha |
metadata.dc.contributor.referee4: | Bernardo, Thaís Honório Lins |
Resumo: | A integração entre teoria e prática é a base essencial das residências multiprofissionais em saúde (RMS), onde os residentes têm a chance de aplicar seus conhecimentos acadêmicos sob supervisão. Durante esse período, eles enfrentam vários desafios práticos em unidades hospitalares, o que proporciona um ambiente propício para aprimorar suas habilidades na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Essas infecções são eventos adversos nos serviços de saúde, reduzíveis por meio de boas práticas e medidas de prevenção e controle. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos residentes sobre medidas de prevenção em infecção relacionada à assistência à saúde, utilizando uma abordagem qualitativa, por meio do Estudo de Caso, para a coleta de dados utilizou-se a técnica de Instrução ao Sósia. Realizado em um hospital escola em Maceió, Alagoas, envolveu residentes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (RMPSAI) em 2022. As entrevistas foram conduzidas individualmente pela pesquisadora, gravadas e transcritas. Após a instrução, os participantes fizeram uma auto confrontação simples, analisando suas ações e produzindo comentários escritos. Os dados foram analisados conforme a metodologia de Malheiros. Os resultados revelaram três categorias principais: Prevenção de infecção por meio de habilidades e competências desenvolvidas: os residentes demonstraram conhecimento, aplicação prática das medidas de prevenção, cuidado com os pacientes e aderência aos protocolos de higiene e uso de EPIs. Desafios no desenvolvimento de ações de prevenção e controle de infecções: Evidenciou-se insegurança, uniformidade na conduta indicadora de insegurança, negligência em medidas de precaução, falhas na higienização das mãos e dúvidas sobre as medidas de prevenção. Na terceira categoria, potencialidades na prevenção de infecção: Destacaram-se a eficácia da educação em saúde e situações em que os EPIs foram efetivamente utilizados para prevenção. Essas categorias refletem diferentes aspectos do conhecimento, prática e atitudes dos residentes em relação à prevenção de infecções, oferecendo insights valiosos para a melhoria contínua das práticas de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Com base nos resultados, foi desenvolvido um produto educacional uma oficina pedagógica, "Medidas de Precaução para Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS". Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o controle de infecção relacionada à assistência à saúde. Espera-se que este trabalho contribua para o processo de ensino-aprendizagem sobre medidas de prevenção em infecção relacionadas à assistência à saúde entre os residentes das RMS. |
Abstract: | The integration between theory and practice is the essential basis of multidisciplinary health residencies (RMS), where residents have the chance to apply their academic knowledge under supervision. During this period, they face several practical challenges in hospital units, which provides a conducive environment to improve their skills in preventing healthcare-associated infections (HAIs). These infections are adverse events in health services, which can be reduced through good practices and prevention and control measures. The objective of this study was to evaluate residents' knowledge about prevention measures for infection related to healthcare, using a qualitative approach, through the Case Study, for data collection using the Lookalike Instruction technique. Held at a teaching hospital in Maceió, Alagoas, it involved second-year residents of the Multiprofessional Residency in Adult and Elderly Health (RMPSAI) in 2022. The interviews were conducted individually by the researcher, recorded and transcribed. After the instruction, participants carried out a simple selfconfrontation, analyzing their actions and producing written comments. The data were analyzed according to the Malheiros methodology. The results revealed three main categories: Infection prevention through developed skills and competencies: residents demonstrated knowledge, practical application of prevention measures, care for patients and adherence to hygiene protocols and use of PPE. Challenges in developing infection prevention and control actions: Insecurity, uniformity in conduct indicating insecurity, negligence in precautionary measures, failures in hand hygiene and doubts about prevention measures were evident. In the third category, potential for infection prevention: The effectiveness of health education and situations in which PPE were effectively used for prevention were highlighted. These categories reflect different aspects of residents' knowledge, practice, and attitudes toward infection prevention, offering valuable insights for continuous improvement of healthcare-related infection control practices. Based on the results, an educational product was developed and a pedagogical workshop, "Precautionary Measures for the Prevention of Healthcare-Associated Infection – HAIs". With the aim of deepening knowledge about infection control related to healthcare. It is expected that this work will contribute to the teaching-learning process about infection prevention measures related to health care among RMS residents. |
Palavras-chave: | Controle de infecções Educação interprofissional Instrução ao sósia Prevenção de infecções Internato e residência Infection control Interprofessional education Instruction to the double Prevention of infections Health residency |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | GOMES, Joyce Letice Barros. Conhecimento dos residentes sobre as medidas de prevenção em infecção relacionadas à assistência à saúde. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15350 |
Data do documento: | 7-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento dos residentes sobre as medidas de prevenção em infecção relacionadas à assistência à saúde.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.