00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta lúdica de ensino de congruência modular no ensino fundamental através do código de barras
Autor(es): Silva, Kelyda Niely Lima
Primeiro Orientador: Lima, Juliana Roberta Theodoro de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Alan Anderson da Silva
Resumo: Este trabalho propõe um breve estudo sobre a abordagem lúdica no ensino da congruência modular, visando destacar sua importância e os benefícios específicos dessa metodologia no contexto do ensino fundamental. Explorando a congruência modular de maneira lúdica, busca-se tornar o aprendizado mais envolvente e acessível aos alunos, promovendo uma compreensão profunda e duradoura desse conceito matemático. Os benefícios incluem o estímulo à participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas de forma divertida, e a promoção de uma aprendizagem mais significativa. Ao integrar a ludicidade ao ensino da congruência modular, este trabalho visa não apenas enriquecer o aprendizado matemático, mas também proporcionar um ambiente educacional estimulante e motivador, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos no ensino fundamental. Este trabalho foi realizado na rede pública de ensino com o principal objetivo de estimular meninas a se interessarem pelas áreas das ciências exatas. Essa atividade concentrou-se na congruência modular, um conceito matemático, buscando apresentá-lo e demonstrá-lo de forma prática para as alunas foi trabalhado o sistemas de verificação de códigos de barras, através de exemplos práticos. A intenção era destacar o quanto a matemática pode ser magnífica, inspirando os estudantes a perceberem a beleza e a aplicabilidade dessa disciplina em suas vidas. O enfoque na congruência modular ofereceu uma abordagem específica para mostrar como os conceitos matemáticos podem ser fascinantes e relevantes, proporcionando uma experiência prática e envolvente no contexto das ciências exatas.
Abstract: This work proposes a brief study on the playful approach in teaching modular congruence, aiming to highlight its importance and the specific benefits of this methodology in the context of elementary education. By exploring modular congruence in a playful manner, the goal is to make learning more engaging and accessible to students, promoting a deep and lasting understanding of this mathematical concept. Benefits include stimulating active student participation, developing problem-solving skills in a fun way, and promoting more meaningful learning. By integrating playfulness into the teaching of modular congruence, this work aims not only to enrich mathematical learning but also to provide a stimulating and motivating educational environment, contributing to the cognitive and intellectual development of students in elementary education. This work was conducted in the public school system with the primary objective of encouraging girls to take an interest in the exact sciences. This activity focused on modular congruence, a mathematical concept, seeking to present and demonstrate it in a practical way to the students by working with the verification systems of barcodes through practical examples. The intention was to highlight how magnificent mathematics can be, inspiring the students to perceive the beauty and applicability of this discipline in their lives. The focus on modular congruence offered a specific approach to show how mathematical concepts can be fascinating and relevant, providing a practical and engaging experience in the context of the exact sciences.
Palavras-chave: Congruência modular - Metodologia
Ciência - Componente Curricular
Modular Congruence
Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SILVA, Kelyda Niely Lima. Uma proposta lúdica de ensino de congruência modular no ensino fundamental através do código de barras. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15329
Data do documento: 7-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta lúdica de ensino de congruência modular no ensino fundamental através do código de barras.pdfUma proposta lúdica de ensino de congruência modular no ensino fundamental através do código de barras6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.