00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Finger, Andrew Beheregarai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035677257870103pt_BR
dc.contributor.referee1Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882492083928138pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Diego da Guia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442362471764000pt_BR
dc.creatorRocha, Jose Ruan David Leite da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1180974916569253pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T19:01:34Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T19:01:34Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationROCHA, Jose Ruan David Leite da. Operações logísticas do CDD AMBEV Maceió. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15290-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to describe and analyze the internal processes of a beverage distribution center, which outsourced its logistics processes, using a logistics operator, which operates from receipt to distribution. Located in the Benedito Bentes neighborhood, in the city of Maceió, Alagoas. The study sought to be based on a theoretical framework that covered the history of logistics, its emergence in the Second World War, evolution of the supply chain, receipt, storage, physical distribution, quality indicators and outsourcing of the logistics operation. This case study had as its methodology the collection of data through unstructured interviews with the people responsible for the processes to be studied, also using qualitative analysis, as it is a less formal method and direct contact with the interviewee and using the participatory observation. The study achieved its objectives in its entirety, demonstrating all distribution center processes as they encompass what was proposed. From the receipt of goods, through the storage of products, following the First expire First out method, feeding the picking area, assembling pallets, loading vehicles, delivery and return recording process, describing the KPI's (Key Performance Indicators), demonstrating how the transaction is carried out of the return and how it is received. The processes, when executed correctly, appear to be well established, as well-defined indicators, providing ways to achieve the best results. The work makes it possible to identify good practices that can be replicated or improved in the beverage segment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArmazémpt_BR
dc.subjectDistribuiçãopt_BR
dc.subjectRecebimentopt_BR
dc.subjectDevoluçãopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectWarehousept_BR
dc.subjectDistributionpt_BR
dc.subjectDevolutionpt_BR
dc.subjectReceiptpt_BR
dc.subjectlogisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleOperações logísticas do CDD AMBEV Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade descrever e analisar os processos internos de um centro de distribuição de bebidas, que terceirizou seus processos logísticos, utilizando-se de uma operadora logística, ao qual atua do recebimento até a distribuição. Localizada no bairro do Benedito Bentes, na cidade de Maceió, Alagoas. O estudo buscou se embasar com um referencial teórico que abrangia a história da logística, seu surgimento na segunda guerra mundial, evolução da cadeia de suprimentos, recebimento, armazenagem, distribuição física, indicadores da qualidade e terceirização da operação logística. Este estudo de caso, teve como metodologia a coleta de dados através de entrevistas não estruturadas com as pessoas responsáveis pelos processos a serem estudados, se utilizando também da análise qualitativa, por ser um método menos formal e de contato direto com o entrevistado e utilizando da observação participativa. O estudo atingiu seus objetivos em sua totalidade, demostrando todos os processos do Centro de Distribuição no que engloba ao que foi proposto. A partir do recebimento de mercadoria, passando pelo armazenamento dos produtos, seguindo pelo método First expire First out, alimentação da área do picking, montagem dos paletes, carregamento dos veículos, processo de apontamento de entrega e devolução, descrevendo os KPI’s (Key Performance Indicators), demonstrando como é realizada a tratativa da devolução e como é realizando o recebimento da mesma. Os processos quando executados de forma correta, se mostra bem estabelecidos, como indicadores bem definidos, proporcionando formas de atingir os melhores resultados. O trabalho possibilita a identificação de boas práticas que podem ser replicadas ou aprimoradas no segmento de bebidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Operações logísticas do CDD AMBEV Maceió.pdf993.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.