Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021 |
Autor(es): | Brandão, Vivian Santos |
Primeiro Orientador: | Santana, Pedro Abelardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Medeiros, Gercinaldo de Moura |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendonça, Vinícius Alves de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os desafios do ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, localizada no município de Inhapi- AL. A partir da experiência do estágio curricular obrigatório que realizei nesta escola, no período de 2019 à 2021, foram elaborados alguns relatórios que serão utilizados como fontes da pesquisa, além de fotografias, bibliografias e observações no campo. Adotaremos a noção da prática da educação diferenciada na disciplina de História voltado para cultura do povo indígena. Também trataremos de evidenciar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores não indígenas lecionando em uma escola indígena. Ademais, discutimos a importância do direito à educação diferenciada para os povos indígenas, com um foco na valorização de sua cultura e identidade por meio do ensino de História. |
Abstract: | This paper aims to analyze the pedagogical practices and challenges of teaching History at the Ancelmo Bispo de Souza Indigenous School, located in the municipality of Inhapi - AL. Based on the experience of the mandatory curricular internship that I carried out at this school, from 2019 to 2021, some reports were prepared that will be used as research sources, in addition to photographs, bibliographies and observations in the field. We will adopt the notion of the practice of differentiated education in the History discipline focused on the culture of indigenous people. We will also try to highlight some difficulties faced by non-indigenous teachers teaching in an indigenous school. Furthermore, we discuss the importance of the right to differentiated education for indigenous peoples, with a focus on valuing their culture and identity through the teaching of History. |
Palavras-chave: | Ensino de História Educação Ensino diferenciado Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza Indigenas Inhapi - Alagoas Indigenous Differentiated teaching History Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | BRANDÃO, Vivian Santos. O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021. 33 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254 |
Data do documento: | 22-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.