Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15232
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ser professora de Geografia nos tempos atuais concepções dos estudantes de Licenciatura em Geografia na UFAL – Campus Sertão |
Autor(es): | Conceição, Yasmin dos Anjos |
Primeiro Orientador: | Marques, Leônidas de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
Resumo: | O foco desta pesquisa é ponderado nos reflexos do sistema de ensino da atualidade, concentrado nas políticas educacionais, em relação à ótica dos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade federal de Alagoas (UFAL-Campus Sertão), para entender alguns fatores que influenciam na continuação ou abandono da graduação. O objetivo geral é analisar a relação entre os estudantes de Licenciatura em Geografia e o contexto atual, fatores do sistema de ensino e reformas educacionais, identificando o que pode afetar na demanda de estudantes na UFAL – Campus Sertão. Utilizando a análise teórica com as indagações sobre os conceitos de formação docente na geografia, educação e trabalho e o ensino de geografia. Além de trazer as importantes considerações de autores para analisar o atual sistema de ensino em um contexto político e econômico contemporâneo para compreender as consequências das atuais reformas da educação. A pesquisa qualitativa por meio de entrevistas de calouros e veteranos no curso de Licenciatura em Geografia indica as visões dos estudantes sobre o curso e a profissão docente. Os resultados abordam a identificação com a formação ao longo dos estudos, onde a escolha do curso vem a partir de preferências por maior oportunidade e acessibilidade na região, indicando também ser, para alguns, uma segunda opção para o que realmente desejam. Por meio das entrevistas foi apontado fatores que podem influenciar na desistência dos estudantes, que está relacionado a não identificação com a licenciatura, fazendo com que esses, em maioria, desistam logo no início. |
Abstract: | The focus of this research is based on the reflections of the current education system, concentrated on educational policies, in relation to the perspective of undergraduate students in geography at the Federal University of Alagoas (UFAL-Campus Sertão), to understand some factors that influence the continuation or abandonment of graduation. The general objective is to analyze the relationship between Geography degree students and the current context, factors in the education system and educational reforms, identifying what could affect the demand for students at UFAL – Campus Sertão. Using theoretical analysis with questions from important authors about the concepts of teacher training in geography, education and work and the teaching of geography. In addition to bringing important considerations from authors to analyze the current education system in a contemporary political and economic context to understand the consequences of current education reforms. Qualitative research through interviews with freshmen and seniors in the Geography Degree course indicates students' views on the course and the teaching profession. The results address identification with training throughout studies, where the choice of course comes from preferences for greater opportunity and accessibility in the region, also indicating that it is, for some, a second option for what they really want. Through the interviews, factors were identified that could influence students' withdrawal, which is related to their lack of identification with the degree, causing the majority of them to give up right at the beginning. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Geografia Formação docente Docência Ensino e aprendizagem Licenciatura em Geografia Universidade Federal de Alagoas – UFAL Campus do Sertão Teacher training Teaching geography Education Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | CONCEIÇÃO, Yasmin dos Anjos. Ser professor/a de Geografia nos tempos atuais: concepções dos estudantes de Licenciatura em Geografia na UFAL – Campus Sertão. 65 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15232 |
Data do documento: | 21-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ser professora de Geografia nos tempos atuais concepções dos estudantes de Licenciatura em Geografia na UFAL – Campus Sertão.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.