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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15223
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A terra do sangue: o ciclo do cangaço na sétima arte e na literatura de José Lins do Rego |
Autor(es): | Aquino, Ayrla Dávila de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Marcos Alexandre de Morais |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Márcio Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ricardo dos Santos |
Resumo: | Tendo em vista que muitas são as obras cinematográficas e literárias que dedicaram seus roteiros e narrativas ao cangaço, neste trabalho, busca-se pesquisar sobre o tema cangaço presente na sétima arte e na literatura de José Lins do Rego, a fim de observar e descrever como as histórias e as marcas deixadas por esse movimento estão representadas na literatura e no cinema nacional, com maior foco na primeira, dando especial atenção aos livros Pedra Bonita (1938) e Cangaceiros (1956) que compõem o ciclo do cangaço na obra do romancista José Lins do Rego. O cangaço foi um movimento de insurgentes do sertão nordestino, se rebelando contra as injustiças e opressões locais que ficou marcado na história do Brasil, seja pelos atos de violência, narrados nas contações de histórias, oscilando entre o perfil de herói e bandido, ou pelas suas vestimentas singulares. Assim sendo, despertou-nos o interesse de analisar como os cangaceiros e o próprio cangaço são reproduzidos nas expressões de arte supracitadas, desse modo, analisando como os mitos, estereótipos e a veracidade histórica aparecem e se misturam nas produções, tendo em vista o contexto social e cultural. Para tanto, é necessário investigar como o espaço geográfico molda as experiências dos personagens influenciando suas decisões sobre o destino, observar como a figura dos cangaceiros é caracterizada nas obras Pedra Bonita e Cangaceiros, e analisar como o autor, através do resgate histórico, se utiliza da arte para fazer uma denúncia social. Para a nossa análise, fundamentamo-nos em trabalhos dedicados à temática do cangaço e de marcas deixadas pelo movimento, como a presença feminina no bando e a inovação de uma estética cangaceira, bem como em trabalhos sobre o cangaço na literatura e no cinema, como Freitas (2005), Bosi (2012), Macêdo (2014), Iokoi (2015), Alves (2017), Clemente (2020), Chaves (2018, 2021), Alves (2021), Moraes, Pordeus e Silva (2022), Silva (2022), entre outros que nos ajudaram a compreender o cangaço e sua representação. Diante da pesquisa, verifica-se que nas obras o espaço geográfico marcado pelas condições climáticas e governamentais influencia o destino dos personagens, que buscam no cangaço, ou mesmo nos movimentos messiânicos, as soluções para seus problemas, visto que não recebem assistência do Estado, o que impõe a constatação de que tanto nos filmes quanto nos livros as narrativas, mais do que contar histórias, fazem uma denúncia à negligência e opressão enfrentada pelo povo sertanejo nos século XIX e XX. |
Abstract: | Considering that many cinematographic and literary works have dedicated their scripts and narratives to cangaço, this work seeks to research the theme of cangaço present in the seventh art and in the literature of José Lins do Rego, in order to observe and describe how the stories and marks left by this movement are represented in national literature and cinema, with a greater focus on the former, paying special attention to the books Pedra Bonita (1938) and Cangaceiros (1956) that make up the cangaço cycle in the work of the novelist José Lins do Rego. Cangaço was a movement of insurgents from the northeastern backlands, rebelling against local injustices and oppressions that left its mark on the history of Brazil, whether through acts of violence, narrated in storytelling, oscillating between the profile of hero and bandit, or through their unique attire. Therefore, we became interested in analyzing how the cangaceiros and the cangaço itself are reproduced in the aforementioned artistic expressions, thus analyzing how myths, stereotypes and historical veracity appear and mix in the productions, taking into account the social and cultural context. To this end, it is necessary to investigate how the geographic space shapes the experiences of the characters, influencing their decisions about their destiny, observe how the figure of the cangaceiros is characterized in the works Pedra Bonita and Cangaceiros, and analyze how the author, through historical rescue, uses art to make a social denunciation. For our analysis, we based ourselves on works dedicated to the theme of cangaço and the marks left by the movement, such as the female presence in the gang and the innovation of a cangaceiro aesthetic, as well as on works on cangaço in literature and cinema, such as Freitas (2005), Bosi (2012), Macêdo (2014), Iokoi (2015), Alves (2017), Clemente (2020), Chaves (2018, 2021), Alves (2021), Moraes, Pordeus the Silva (2022), Silva (2022) among others that helped us understand cangaço and its representation. In light of the research, it is clear that in the works the geographical space marked by climatic and governmental conditions influences the fate of the characters, who seek solutions to their problems in cangaço, or even in messianic movements, since they do not receive assistance from the State, which leads to the conclusion that both in films and in books the narratives, more than telling stories, denounce the negligence and oppression faced by the people of the backlands in the 19th and 20th centuries. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Cinematografia brasileira Cangaço Cinema José Lins do Rego Pedra bonita - Romance Cangaceiros – Romance Sertão nordestino |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | AQUINO, Ayrla Dávila de. A terra do sangue: o ciclo do cangaço na sétima arte e na literatura de José Lins do Rego. 77 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15223 |
Data do documento: | 29-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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A TERRA DO SANGUE O CICLO DO CANGAÇO NA SÉTIMA ARTE E NA LITERATURA DE JOSÉ LINS DO REGO.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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