Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15219
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da Geografia no Fundamental II: impacto das aulas remotas no período de pandemia para alunos de 6º ano de uma Escola Municipal de Delmiro Gouveia – AL |
Autor(es): | Santos, Maria Cristiana Feitosa |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Maria Patrícia Cabral da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Raimunda Aurília Ferreira de |
Resumo: | Por conta do afastamento social, ocorrido no período pandêmico, houve a necessidade da maior utilização das tecnologias digitais de informações em diversos segmentos da sociedade. Entre as diversas instituições afetadas pelo afastamento social está a educação, que encontrou uma forma de continuidade através das tecnologias digitais de vídeo conferencias e redes sociais, como meio de levar o conhecimento para os alunos impedidos de estar no ambiente escolar. O presente trabalho investigou a influência das aulas online e os prejuízos causados no processo de ensino e aprendizagem no período de afastamento social, por conta do COVID-19, sobre alunos do sexto ano do ensino fundamenta II nas aulas de Geografia. Para que esse trabalho fosse realizado buscamos inicialmente compreender a utilização das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento humano e sua importância tanto no ambiente escolar como no cotidiano das pessoas; buscar quais eram as ferramentas mais usadas pelos professores de Geografia antes do isolamento social, para, por fim, identificar quais foram as maiores dificuldades de aprendizagem e assimilação dos conteúdos da Geografia enfrentadas pelos alunos no cenário de pandemia. A pesquisa buscou analisar de que forma esses alunos lidavam com o uso das tecnologias de informação e comunicação durante o isolamento social, e se as aulas online acabaram gerando dificuldades de aprendizagem para esses alunos. Para tal dialogamos teoricamente com alguns autores, tais como: Antunes (2010), Arruda (2020), Buarque (2008), Briski (2009), Callai (2010), Castrogiovanni (2007), Corrêa (1990), Lima (2016), Lorenzo (2011), Lemos (2009), Moreira (2005), Moran (2004), Rocha (2000), Santos (2020), Santana (2020), entre outros autores. A pesquisa foi realizada depois do período remoto emergencial, no ano de 2023 com alunos que vivenciaram o ensino de Geografia de forma remota no sexto ano, composta por 36 alunos (homens e mulheres) de uma instituição pública de ensino. Os resultados do teste foram obtidos através de um questionário semiestruturado; o mesmo apresentou quais foram os fatores de maior dificuldade no processo de aprendizagem por parte desses alunos, tendo seus resultado evidenciado grandes dificuldades de aprendizagem pela ausência do contato direto com o professor, onde apesar de grande parte dos alunos possuírem celulares e acesso à internet ficou evidente que a quebra da interação com o professor, a falta de assistência familiar e a falta de recursos por parte de alguns alunos foi o que mais dificultou o processo de ensino e aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia durante a pandemia, fator que pode causar alguns problemas futuros no desenvolvimento educacional desses alunos. |
Abstract: | Because of the social withdrawal, which occurred during the pandemic period, there was a need for greater use of digital information technologies in various segments of society. Among the various institutions affected by the social withdrawal is education, which found a way to continue through the digital technologies of video conferencing and social networks, as a means of bringing knowledge to students unable to be in the school environment. This paper investigated the influence of online classes and the damage caused to the teaching and learning process during the period of social withdrawal, due to COVID-19, on sixth grade students in Geography classes. For this work to be carried out, we initially sought to understand the use of information and communication technologies in human development and their importance both in the school environment and in people's daily lives; to seek which were the tools most used by Geography teachers before the social isolation, and, finally, to identify which were the greatest difficulties of learning and assimilation of Geography content faced by students in the pandemic scenario. The research sought to analyze how these students dealt with the use of information and communication technologies during social isolation, and if the online classes ended up generating learning difficulties for these students. To this end, we theoretically dialogued with some authors, such as Antunes (2010), Arruda (2020), Buarque (2008), Briski (2009), Callai (2010), Castrogiovanni (2007), Corrêa (1990), Lima (2016), Lorenzo (2011), Lemos (2009), Moreira (2005), Moran (2004), Rocha (2000), Santos (2020), Santana (2020), among other authors. The research was conducted after the emergency remote period, in the year 2023 with students who experienced the teaching of Geography remotely in the sixth grade, consisting of 36 students (male and female) from a public educational institution. The results of the test were obtained through a semi- structured questionnaire; The results of the test were obtained through a semi- structured questionnaire, which presented the factors that made the learning process more difficult for these students, with the results showing great learning difficulties due to the absence of direct contact with the teacher, where despite most students having cell phones and internet access, it was evident that the lack of interaction with the teacher, the lack of family assistance, and the lack of resources by some students was what made the teaching and learning process more difficult for these students in Geography classes during the pandemic, a factor that may cause some future problems in the educational development of these students. |
Palavras-chave: | Geografia Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs Ensino e Aprendizagem Ensino Fundamental II Rede Pública de Ensino Aula remota Geografia escolar School geography Technology Remote education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Maria Cristiana Feitosa. O ensino da Geografia no Fundamental II: impacto das aulas remotas no período de pandemia para alunos de 6º ano de uma Escola Municipal de Delmiro Gouveia – AL. 97 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15219 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DA GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL II IMPACTOS DAS AULAS REMOTAS NO PERIODO DE PANDEMIA PARA ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM DELMIRO GOUVEIA -AL..pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.