06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Tamano, Luana Tieko Omena-
dc.contributor.referee2Lima, Eduardo José Silva-
dc.creatorSantos, Fabiana Moreira dos-
dc.date.accessioned2024-12-31T21:43:38Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T21:43:38Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiana Moreira dos. Representações da história da áfrica e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de história adotados na rede municipal de Delmiro Gouveia (AL), 20 an0s após a lei 10.639/2003. 35 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15216-
dc.description.abstractThis research focuses on the analysis of the representations of the History of Africa and Afro-Brazilian Culture in History textbooks adopted in the municipal network of Delmiro Gouveia, in the upper hinterland of Alagoas, in the year 2023. We think of the textbook as a complex school cultural product , around which revolve various interests of different agents who participate in its production and consumption (Bittencourt,2008). We consider educational normative documents that also interfere in the preparation of manuals such as BNCC and PCNs, such as the PNLD itself. The concept of representation is understood as a place for struggles to legitimize the social and cultural practices of different groups. We want to know which textual and semiotic representations are manufactured about Africa and Afro-Brazilian culture (Chatier 1988) in the books analyzed. To do this, we analyzed the discourses that appear about certain black racial groups and that produce meanings about the history of Africa and its descendants that we notice in many textbooks (Orlandi 2012). This research intends to contribute with relevant data to guide restructuring of teaching and learning by basic education professionals and municipal management regarding the purchase of didactic works, since textbooks act in the process of continued formation of knowledge. We defend the thesis that History textbooks should bring positive representations about black people in African and Brazilian History through narratives that make them active subjects in the construction of these territories, generating an appreciation of black identities, and why not say, in the construction of being black in the high backlands of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleRepresentações da história da áfrica e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de história adotados na rede municipal de Delmiro Gouveia (AL)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa se concentra na análise das representações da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos livros didáticos de História adotados na rede municipal de Delmiro Gouveia, no alto sertão alagoano, no ano de 2023. Pensamos o livro didático como produto cultural escolar complexo, em torno do qual giram diversos interesses de distintos agentes que participam da sua produção e consumo (Bittencourt, 2008). Consideramos os documentos normativos educacionais que também interferem na elaboração dos manuais como a BNCC e os PCNs, como o próprio PNLD. O conceito de representação é entendido como lugar de lutas pela legitimação das práticas sociais e culturais de diferentes grupos. Queremos saber quais são as representações textuais e semióticas que são fabricadas sobre a África e a cultura Afro- Brasileira (Chartier 1988) nos livros analisados. Para isso, analisamos os discursos que aparecem sobre determinados grupos raciais negros e que produzem sentidos sobre a história da África e de seus descendentes que notamos em muitos livros didáticos (Orlandi 2012). Esta pesquisa pretende contribuir com dados relevantes para nortear reestruturações do ensino e da aprendizagem dos próprios profissionais da educação básica e da gestão municipal quanto a compra de obras didáticas, visto que os livros didáticos atuam no processo de formação continuada do saber. Defendemos a tese de que os livros didáticos de História devam trazer representações condizentes sobre o negro na História africana e do Brasil por meio de narrativas que os tornem sujeitos ativos na construção desses territórios gerando uma valorização das identidades negras, e porque não dizer, na construção do ser negro(a) no alto sertão alagoano.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.