06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosely Tavares de-
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo José da-
dc.creatorSilva, Gabriela Alves da-
dc.date.accessioned2024-12-31T21:31:08Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T21:31:08Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Alves da. “A Lei 10.639/03 é uma utopia”: análise das práticas de docentes da rede estadual de ensino de Alagoas sobre as relações étnico-raciais. 70 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15215-
dc.description.abstractPractice.Law 10.639/2003 obliged the inclusion of the history of Afro-Brazilian and African cultures in the curricula of basic education and teacher training and is, therefore, one of the main ways of combating the racism that structures Brazilian society. The 20th anniversary of the promulgation of the law mentioned above raises the question that motivated this study: how is the teaching of Afro-Brazilian history and culture being applied and widespread daily in public schools in the Alto Sertão of Alagoas? In order to find this answer, an analysis was made relating the training and teaching practices of some of the state school teachers at one of the schools located in Delmiro Gouveia - AL. The research data was obtained through field observation and semi-structured teacher interviews. The analysis of collected data is theoretically based on authors who discuss teaching practices concerning ethno-racial relations, such as Gustavo Gomes (2020) and Adriana Dantas and Gabriela Valente (2021). Based on what was observed in the interviews and the classes attended, it is possible to say that these teachers have practices and stances classified by Gomes (2020) as intermittent. Racial issues are present in their classes, but at extremely specific moments, for example, when the curriculum requires them to talk about the colonization of Brazilian territory, and in the month of November when Black Awareness is celebrated, or both cases. Our research problematizes data that considers some variables that corroborate this process. This illustrates how challenging it still is, for a variety of professional, political, and cultural reasons, to teach Afro-Brazilian History and Culture in schools in the interior of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectHistória Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectEthno-Racial Relationspt_BR
dc.subjectTraining and Teaching Practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.title“A Lei 10.639/03 é uma utopia”: análise das práticas de docentes da rede estadual de ensino de Alagoas sobre as relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA lei 10639/03 tornou obrigatória a inserção da História das cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica e da formação docente e, por isso, se caracteriza como uma das principais formas de combater o racismo que estrutura a sociedade brasileira. O aniversário de 20 anos de promulgação da supramencionada lei desperta o questionamento: como o Ensino de História e Cultura afro-brasileira está sendo aplicado e difundido no cotidiano nas escolas públicas do alto sertão alagoano? Para tentar obter tal resposta, foi feita uma análise que relaciona formação e práticas docentes de alguns dos professores da rede estadual de ensino de uma das escolas situadas em Delmiro Gouveia – AL. Os dados que compõem a pesquisa foram obtidos através da observação de campo e entrevistas semiestruturadas com os professores. A análise desses dados está baseada teoricamente em autores que discutem práticas docentes quanto às relações étnico-raciais, tais como Gustavo Gomes (2020); Adriana Dantas e Gabriela Valente (2021). Diante do que foi observado nas entrevistas e nas aulas acompanhadas, é possível afirmar que esses professores possuem práticas e posicionamentos classificados por Gomes (2020) como intermitentes. As questões raciais se fazem presentes nas suas aulas, mas em momentos extremamente pontuais e específicos, por exemplo, quando o currículo exige que se fale da colonização do território brasileiro e/ou no mês de novembro, quando é celebrada a Consciência Negra. Nossa pesquisa problematiza dados que ponderam algumas variáveis que corroboram para esse processo. Esse quadro ilustra o quanto ainda é desafiador, por diversos motivos profissionais, políticos e culturais, efetivar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas sertanejas de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.