06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.creatorMaciel, Elivelton Soares-
dc.date.accessioned2024-12-30T19:05:59Z-
dc.date.available2024-12-30-
dc.date.available2024-12-30T19:05:59Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationMACIEL, Elivelton Soares. Língua correta?: uma análise dos mitos, intolerância e preconceitos linguísticos presentes nos vídeos da professora cíntia chagas. 73 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15191-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze and problematize the presence of myths, intolerance and linguistic prejudices in the speeches of Portuguese language teacher Cintia Chagas. The research is justified by the interest in deconstructing the notion of correct language proposed by normative grammar, defended by Chagas in her videos, because we believe that by determining what is right or wrong, normative grammar creates a negative value judgment of the linguistic variations present in the language, without taking into account the social factors for which they exist, providing a type of prejudice that has become increasingly common in our society: linguistic. Qualitative biographical methods were used to carry out the research, which was carried out through the orthographic description of the teacher's viral videos. It was concluded that the teacher is unaware of the linguistic phenomena that explain the phenomena of linguistic variation and that her behavior towards the dynamism of language is that of an elitist, prejudiced and arrogant person. To support this work, we used theorists, especially those who study language in its real aspects of use, such as Bagno, Bertoni-Ricardo, Ilari, Faraco and others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectGramática normativapt_BR
dc.subjectNorma padrãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectProfessora Cíntia Chagaspt_BR
dc.subjectVariedades linguísticaspt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectstandard normpt_BR
dc.subjectlinguistic varietiespt_BR
dc.subjectnormative grammarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleLíngua correta?: uma análise dos mitos, intolerância e preconceitos linguísticos presentes nos vídeos da professora Cíntia Chagaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar e problematizar a presença de mitos, intolerâncias e preconceitos linguísticos presentes nas falas da professora de Língua Portuguesa, Cintia Chagas. A pesquisa justifica-se pelo interesse em desconstruir a noção de língua correta proposta pela gramática normativa, defendida por Chagas em seus vídeos, pois acreditamos que ao determinar o que é certo ou errado, a gramática normativa cria um juízo de valor negativo às variações linguísticas presentes na língua, sem levar em consideração os fatores sociais pelas quais elas existem, proporcionado um tipo de preconceito que tem sido cada vez mais comum em nossa sociedade: o linguístico. Para a realização da pesquisa, utilizou-se métodos biográficos de cunho qualitativo, sendo realizado por meio da descrição ortográfica dos vídeos virais da docente. Conclui-se que a docente desconhece os fenômenos linguísticos que explicam os fenômenos de variação linguística e que seu comportamento frente às variações da língua é de uma pessoa elitista, preconceituosa e arrogante. Para subsidiar este trabalho, utilizou-se teóricos, em especial os que estudam a língua em seus aspectos reais de uso, como Bagno, Bertoni-Ricardo, Ilari, Faraco entre outros.pt_BR
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