06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de Obras Públicas Rodoviárias no Estado de Alagoas: Causas e Consequêcias dos Aditivos Contratuais
Autor(es): Tavares, José Arlan dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Wendell José Soares dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Netto, Antônio Pedro de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rayanne Karlla Santos da
Resumo: A gestão eficiente de obras públicas rodoviárias requer uma maior atenção para lidar com a complexidade dos aditivos contratuais. As alterações realizadas durante a execução dessas obras são constantemente estudadas por impactarem diretamente os custos e prazos estabelecidos inicialmente. Dessa forma, este trabalho buscou analisar a gestão de obras públicas rodoviárias no estado de Alagoas, investigando as causas e consequências dos aditivos contratuais no período de 2019 a 2023. Nesse contexto, buscou-se identificar os principais fatores que influenciam nos custos e prazos dos contratos de pavimentação do estado, visando avaliar os principais impactos suportados pela administração pública e propor estratégias e boas práticas de gestão de projetos, visando diminuir a ocorrência dos atrasos e minimizar os impactos econômico-financeiros nos contratos. Para obtenção dos dados de pesquisa foi utilizado o Portal da Transparência do Estado de Alagoas e o Sistema Eletrônico de informações (SEI), a fim de obter um panorama completo das obras do estado firmado no período analisado. Os dados obtidos revelaram um desafio significativo na gestão de obras de pavimentação em Alagoas, com 34,57% das obras apresentando acréscimo de valor e 83,95% tendo adições de prazo. Os motivos dessa problemática estão ligados tanto às etapas que antecedem o início da obra quanto a problemas durante a execução. Problemas na fase de projeto, como erros e omissões de serviços foram as principais questões ligados a alterações de custo, enquanto fatores ligados a condições meteorológicas adversas, pandemia da covid-19, problemas de desapropriações, realocação de rede de água e poste são os obstáculos mais comuns para os atrasos na execução das empreitadas analisadas. Neste contexto, a adoção de medidas mais rígidas nas fases de licitações, bem como a implementação de planos de ação alinhados a uma matriz de riscos prevista na Lei n° 14.333/21, é de fundamental importância para amenizar os problemas ligados à gestão dessas obras.
Abstract: The efficient management of road public works requires careful attention to deal with the complexity of contractual amendments. The changes made during the execution of these works are constantly studied as they directly impact the costs and timelines initially established. Thus, this study aimed to analyze the management of road public works in the state of Alagoas, investigating the causes and consequences of contractual amendments from 2019 to 2023. In this context, the main factors influencing the costs and timelines of the state's pavement contracts were identified, aiming to assess the main impacts supported by the public administration and propose strategies and best practices for project management, seeking to reduce the occurrence of delays and minimize economic and financial impacts on contracts. The Transparency Portal of the State of Alagoas and the Electronic Information System (EIS) were used to obtain research data, providing a comprehensive overview of the state's works during the analyzed period. The obtained data revealed a significant challenge in the management of pavement works in Alagoas, with 34.57% of the works experiencing value increases and 83.95% having deadline extensions. The reasons for this issue are linked to both stages preceding the start of the work, such as errors and omissions in projects, and problems during execution. Issues in the project phase, such as errors and omissions in projects, were the main factors linked to cost changes, while factors related to adverse weather conditions, the Covid-19 pandemic, problems with expropriations, and the relocation of water and pole networks are the most common obstacles to delays in the execution of the analyzed undertakings. In this context, the adoption of stricter measures in the bidding phases, as well as the implementation of action plans aligned with a risk matrix provided for by Law No. 14,333/21, is of fundamental importance to alleviate the problems linked to the management of these works.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Gestão de obras
Obras públicas
Aditivos contratuais
Contratos
Pavimentação
Alagoas - Brasil
reajustes contratuais
Contractual amendments
construction management
pavement
contract adjustments
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil - Bacharelado
Citação: TAVARES, José Arlan dos Santos. Gestão de Obras Públicas Rodoviárias no Estado de Alagoas: Causas e Consequêcias dos Aditivos Contratuais. 66 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15180
Data do documento: 19-mar-2024
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