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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos Filho, Ismar Inácio dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5495753889796333 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valença, Paulo José Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cecília de Lima | - |
dc.creator | Brandão, Diego do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T16:31:26Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26 | - |
dc.date.available | 2024-12-26T16:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Diego do Nascimento. Morfologia, ensino de língua portuguesa e formação docente: relato de experiência. 62 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15158 | - |
dc.description.abstract | In this research, we present relevant reflections and discussions regarding the study of the word in pedagogical practices involving the study of the Portuguese language, specifically in the area of Morphology. The interest in this object of study began with the first contacts with professor Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho in the Applied Linguistics classes, during the 5th period of the Languages course. The interest was accentuated in the following periods as a student, and later as a monitor, of the Portuguese Morphology discipline, where in addition to the presentation of some works in academic events, we carried out an online mini-course on the study of the word for students of the fifth period of the Languages course, Sertão Campus. In this sense, this work has as problematic the didactic-methological practices on the study of the word in the classroom. In this way, we seek to point out strategies and ways for language studies to be innovative, critical-reflexive and effectively productive with regard to significant learning in contemporary times. To this end, in this research we follow a path that begins with the approach to theoretical-methodological questions about the teaching of Morphology and about the notions historically discussed in relation to the word, passing through the discussions based on the analyzes of textbooks in Portuguese, carried out by students from UFAL-Sertão, and reaching the experience report on carrying out the online short course on the study of the word. In the theoretical basis, we dialogue with Antunes (2012), Avelar (2017), Basílio (2013), Batista (2011), Santos Filho (2018; 2020) and Stella (2005), among other studies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Morphology | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.title | Morfologia, ensino de língua portuguesa e formação docente: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, apresentamos reflexões e disussões pertinentes a respeito do estudo da palavra nas práticas pedagógicas envolvendo o estudo da língua portuguesa, especificamente na área da Morfologia. O interesse por este objeto de estudo teve início a partir dos primeiros contatos com o professor doutor Ismar Inácio dos Santos Filho nas aulas de Linguística Aplicada, durante o 5o período do curso de Letras. O interesse foi acentuado nos períodos seguintes enquanto aluno, e depois monitor, da disciplina de Morfologia do Português, onde além da apresentação de alguns trabalhos em eventos acadêmicos, realizamos um minicurso on-line sobre o estudo da palavra para estudantes do quinto período do curso de Letras, Campus do Sertão. Nesse sentido, visamos neste trabalho problematizar as práticas didático-metodológicas sobre o estudo da palavra de modo geral na educação básica, em livro didático, e em especial em miniucurso para docentes do curso de Letras (UFAL-Campus do Sertão). Desse modo, buscamos apontar estratégias e caminhos para que os estudos em morfologia sejam inovadores, crítico- reflexivos e efetivamente produtivos no que diz respeito às aprendizagens significativas na contemporaneidade. Para tanto, nesta pesquisa fazemos um percurso que se inicia com a abordagem das questões teórico-metológicas sobre o ensino de Morfologia e sobre as noções discutidas historicamente em relação à palavra, perpassando pelas discussões a partir das análises de livros didáticos de língua portuguesa, realizadas por estudantes da UFAL-Sertão, e chegando até ao relato de experiência sobre a realização do minicurso on-line referente ao estudo da palavra. No embasamento teórico, dialogamos com Antunes (2012), Avelar (2017), Basílio (2013), Batista (2011), Santos Filho (2018; 2020) e Stella (2005), dentre outros estudos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MORFOLOGIA, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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