Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santana, Pedro Abelardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5223048442666006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Gercinaldo de Moura | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Ayrton Matheus da Silva | - |
dc.creator | Silva, José Lenilson Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T16:02:16Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26 | - |
dc.date.available | 2024-12-26T16:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Lenilson Lima da. Em busca da bruxa histórica da idade média representada nos livros didáticos. 24 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15156 | - |
dc.description.abstract | The article proposes a discussion on how witches from the Middle Ages are represented in school subjects, based on the analysis of textbooks from the 6th year of elementary school and the 1st year of high school. Seeking to answer: from which pedagogical tendency is the witch represented? The text aims to reflect on the historical value of witches and propose a pedagogical solution for the teaching of history that would bring the myth of the witch to a social understanding, bringing her to school discipline as a social subject within the niche of disputes. ideological ideas that marked the decline of the Middle Ages. Rescuing the historical nature of the witch aims to understand the issue of gender. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Idade Média | pt_BR |
dc.subject | Bruxa | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Middle Ages | pt_BR |
dc.subject | witches | pt_BR |
dc.subject | women | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL | pt_BR |
dc.title | Em busca da bruxa histórica da idade média representada nos livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo propõe uma discussão sobre como as bruxas da Idade Média são representadas na disciplina escolar, a partir da análise dos livros didáticos do 6o ano do fundamental e da 1a série do ensino médio. Buscando responder: a partir de qual tendência pedagógica a bruxa é representada? O texto tem o intuito refletir sobre o valor histórico das bruxas e propor para o ensino de história uma solução pedagógica que seria trazer o mito da bruxa para uma compreensão social, trazê-la para a disciplina escolar como um sujeito social dentro do nicho das disputas ideológicas que marcaram o declínio da Idade Média. Resgatar a natureza histórica da bruxa visa compreender a questão do gênero. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EM BUSCA DA BRUXA HISTÓRICA DA IDADE MÉDIA REPRESENTADA NOS LIVROS DIDÁTCOS.pdf | 299.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.