Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barretto, Elvira Simões | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/8938462538963163 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rego, Marcia Iara Costa da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1927620156129865 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Michelline Costa de | - |
dc.creator | Lima, Ariane Waleska dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0268074316917002 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T20:17:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19 | - |
dc.date.available | 2024-12-19T20:17:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ariane Waleska dos Santos. Estratégias interventivas do Serviço Social na educação. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15146 | - |
dc.description.abstract | Considering the growing importance of Social Work in building inclusive educational practices and overcoming social inequalities in the school environment, this study focuses on the intervention strategies of Social Work in the school community. The general objective is to understand how these interventions contribute to promoting a fairer, more accessible and empowering education for all students, regardless of their socioeconomic conditions, capabilities or cultural origins. Specifically, it seeks to map the main strategies adopted by social workers, collaborate and expand these practices in promoting inclusion and student empowerment, and explore the role of interdisciplinary collaboration in optimizing these interventions. The methodology adopted was a narrative literature review, which allowed detailed analysis of a wide range of sources, including case studies, empirical research and reports of practical experiences. The results indicate that Social Service interventions are crucial for identifying and removing barriers to inclusion, fostering the development of social and academic skills in students and promoting a culture of collaboration and mutual respect among all members of the school community. It is concluded that, despite the challenges faced, the intervention strategies of Social Work in education are fundamental to move towards more equitable and inclusive educational systems. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Serviço Social - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estratégias interventivas | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento - Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Colaboração interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Social Work | pt_BR |
dc.subject | Interventional Strategies | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Student Empowerment | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary Collaboration | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.title | Estratégias interventivas do Serviço Social na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância crescente do Serviço Social na construção de práticas educacionais inclusivas e na superação de desigualdades sociais no ambiente escolar, este estudo se debruça sobre as estratégias interventivas do Serviço Social na comunidade escolar. O objetivo geral é compreender como essas intervenções contribuem para a promoção de uma educação mais justa, acessível e empoderadora para todos os estudantes, independentemente de suas condições socioeconômicas, capacidades ou origens culturais. Especificamente, busca-se mapear as principais estratégias adotadas pelos assistentes sociais, colaborar e ampliar essas práticas na promoção da inclusão e do empoderamento estudantil e explorar o papel da colaboração interdisciplinar na otimização dessas intervenções. A metodologia adotada foi uma revisão narrativa da literatura, que permitiu a análise detalhada de uma ampla gama de fontes, incluindo estudos de caso, pesquisas empíricas e relatos de experiências práticas. Os resultados indicam que as intervenções do Serviço Social são cruciais para identificar e remover barreiras à inclusão, fomentar o desenvolvimento de competências sociais e acadêmicas nos estudantes e promover uma cultura de colaboração e respeito mútuo entre todos os membros da comunidade escolar. Conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados, as estratégias interventivas do Serviço Social na educação são fundamentais para avançar em direção a sistemas educacionais mais equitativos e inclusivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias interventivas do Serviço Social na educação.pdf | Estratégias interventivas do Serviço Social na educação | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.