00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.contributor.referee1Rego, Marcia Iara Costa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927620156129865pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Michelline Costa de-
dc.creatorLima, Ariane Waleska dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0268074316917002pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T20:17:19Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T20:17:19Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationLIMA, Ariane Waleska dos Santos. Estratégias interventivas do Serviço Social na educação. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15146-
dc.description.abstractConsidering the growing importance of Social Work in building inclusive educational practices and overcoming social inequalities in the school environment, this study focuses on the intervention strategies of Social Work in the school community. The general objective is to understand how these interventions contribute to promoting a fairer, more accessible and empowering education for all students, regardless of their socioeconomic conditions, capabilities or cultural origins. Specifically, it seeks to map the main strategies adopted by social workers, collaborate and expand these practices in promoting inclusion and student empowerment, and explore the role of interdisciplinary collaboration in optimizing these interventions. The methodology adopted was a narrative literature review, which allowed detailed analysis of a wide range of sources, including case studies, empirical research and reports of practical experiences. The results indicate that Social Service interventions are crucial for identifying and removing barriers to inclusion, fostering the development of social and academic skills in students and promoting a culture of collaboration and mutual respect among all members of the school community. It is concluded that, despite the challenges faced, the intervention strategies of Social Work in education are fundamental to move towards more equitable and inclusive educational systems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Social - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstratégias interventivaspt_BR
dc.subjectEmpoderamento - Estudantespt_BR
dc.subjectColaboração interdisciplinarpt_BR
dc.subjectSocial Workpt_BR
dc.subjectInterventional Strategiespt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectStudent Empowermentpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Collaborationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleEstratégias interventivas do Serviço Social na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância crescente do Serviço Social na construção de práticas educacionais inclusivas e na superação de desigualdades sociais no ambiente escolar, este estudo se debruça sobre as estratégias interventivas do Serviço Social na comunidade escolar. O objetivo geral é compreender como essas intervenções contribuem para a promoção de uma educação mais justa, acessível e empoderadora para todos os estudantes, independentemente de suas condições socioeconômicas, capacidades ou origens culturais. Especificamente, busca-se mapear as principais estratégias adotadas pelos assistentes sociais, colaborar e ampliar essas práticas na promoção da inclusão e do empoderamento estudantil e explorar o papel da colaboração interdisciplinar na otimização dessas intervenções. A metodologia adotada foi uma revisão narrativa da literatura, que permitiu a análise detalhada de uma ampla gama de fontes, incluindo estudos de caso, pesquisas empíricas e relatos de experiências práticas. Os resultados indicam que as intervenções do Serviço Social são cruciais para identificar e remover barreiras à inclusão, fomentar o desenvolvimento de competências sociais e acadêmicas nos estudantes e promover uma cultura de colaboração e respeito mútuo entre todos os membros da comunidade escolar. Conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados, as estratégias interventivas do Serviço Social na educação são fundamentais para avançar em direção a sistemas educacionais mais equitativos e inclusivos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias interventivas do Serviço Social na educação.pdfEstratégias interventivas do Serviço Social na educação1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.