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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15116
Tipo: | Dissertação |
Título: | A produção de sentidos sobre a cultura do cancelamento: um estudo da argumentação em turmas da educação básica por meio da produção e análise de podcast |
Título(s) alternativo(s): | The production of meanings about cancel culture: a study of argumentation in basic education classes through podcast production and analysis |
Autor(es): | Silva, Dayana Paulino Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Silva Sobrinho, Helson Flávio da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramires, Lìdia Maria Marinho da Pureza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Fabiana Pincho de |
Resumo: | A presente pesquisa investiga o processo de argumentação sobre a cultura do cancelamento e seus efeitos de sentidos em textos orais, por meio de podcast, produzidos pelos/as alunos/as de uma turma do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma instituição da rede pública localizada na cidade de Arapiraca, estado de Alagoas. Discutiremos, inicialmente, sobre o que preconizam alguns dos principais documentos norteadores oficiais da Educação Básica para o ensino de Língua Portuguesa, a saber: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), bem como os manuais didáticos e teóricos que tratam sobre a argumentação e produção de textos nos espaços escolares, sobretudo, os multimodais e, de modo específico, o gênero discursivo podcast, mobilizando o conceito de textos digitais e escritoralidade. Para isso, dialogaremos com os seguintes autores: Koch (2011), Koch; Elias (2020), Gallo (2015; 2016; 2017), Piris (2021), entre outros. Em seguida, refletiremos sobre os efeitos de sentido produzidos pelos argumentos dos/as alunos/as considerando a temática trabalhada em sala de aula, a saber, a Cultura do Cancelamento. Para tanto, apoiaremos a nossa pesquisa nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) a partir dos trabalhos de Orlandi (1998; 2017; 2020) e Dias (2018). Na presente pesquisa realizamos atividades em sequências didáticas nas quais os/as alunos/ alunas refletiram sobre temáticas sociais, especificamente, sobre a cultura do cancelamento e produziram discussões por meio de podcast. Como resultado dessa pesquisa-ação, compreendemos que os/as discentes produziram gestos de interpretação que desnaturalizaram as leituras tidas como estabilizadas e evidentes. Assim, contribuímos para que os/as alunos/alunas tivessem uma relação menos ingênua com a linguagem, compreendendo que a argumentação é pratica social, pois é também forma de significar o mundo e que tais formas de significação são, na verdade, tomadas de posição que têm implicações sobre a realidade com poder de reproduzi-la ou de transformá-la. |
Abstract: | This study sets out to explore the process of argumentation concerning cancel culture, focusing on its implications for meaning in oral narratives, specifically through student-produced podcasts in a ninth-grade public school class in Arapiraca, Alagoas. Our starting point is a review of the central tenets of prominent official Basic Education guidelines for teaching Portuguese, such as the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998). We will also examine textbooks and theoretical resources that discuss argumentation and text creation in educational settings, with special emphasis on multimodal formats and the discursive genre of podcasting. These resources engage with the concept of digital texts and 'scriptorality’. Key authors for this discussion include Koch (2011), Koch; Elias (2020), Gallo (2015, 2016, 2017), and Piris (2021). Subsequently, we will assess the semantic effects derived from student arguments around the classroom theme of Cancel Culture, informed by the theoretical underpinnings of Discourse Analysis, as detailed in the works of Orlandi (1998; 2017; 2020) and Dias (2018). This research involves various teaching sequences, prompting students to reflect on societal issues, specifically cancel culture, and foster discussions via podcasts. From this action-based research, it appears that the students offered interpretative responses that challenged and deconstructed previously established readings. This helped students foster a more critical engagement with language, recognizing that argumentation is a societal practice which signifies the world. Furthermore, they learned that such signification practices represent positions that influence reality and have the potential to either uphold or change it. |
Palavras-chave: | Argumentação Cultura do cancelamento Podcast Educação básica Análise do discurso Sequência didática Argumentation Cancel culture Basic education Discourse analysis Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | SILVA, Dayana Paulino Barbosa da. A produção de sentidos sobre a cultura do cancelamento: um estudo da argumentação em turmas da educação básica por meio da produção e análise de podcast. 2024.106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15116 |
Data do documento: | 16-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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