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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15104
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lições on-line da “literatura da seca” por Booktubers e propostas de sentido sobre sertão/nordeste |
Autor(es): | Souza, Evellyn Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Santos Filho, Ismar Inácio dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Hugo Pedro Silva dos |
Resumo: | A Linguística Aplicada é uma área de conhecimento de caráter indisciplinar e transdisciplinar dos estudos em linguagem. Situada nesse campo, essa pesquisa se pauta nesses pressupostos teóricos, que rivalizam com maneiras estanques de se pensar e dizer o mundo. Assim, são analisadas vídeo-resenhas de obras literárias destinadas a concurseiros, estudantes e acadêmicos, obras que são denominadas criticamente de “literatura da seca”, pois retratam o grande período de estiagem de 1877 a 1879 e a estiagem de 1915. Para tanto, compreendemos que o sentido de “sertão” foi forjado e raptado através de ideologias dominantes como a mídia, a política e o Estado. Dito isto, se faz necessário compreender e problematizar essas “atualizações” feitas pelas vídeo-resenhas veiculadas na plataforma YouTube que ofertam uma proposta educativa, formando olhares e forjando sentidos sobre o território partindo desses romances literários. Nesse sentido, as vídeo-resenhas a serem analisadas são dos livros “Os retirantes” de José do Patrocínio (1878), “A fome” de Rodolfo Teófilo (1890), “Luzia-Homem” de Domingos Olímpio (1903) e “O quinze” de Raquel de Queiroz (1930), resenhadas pelos booktubers “Eu, Reb Pinheiro”, “Livros e E-books” e “Ler antes de morrer”. Assim, além desse trabalho possibilitar compreender como esses enunciados constroem dizeres sobre o Sertão/Nordeste, visa investigar e discutir como essas propostas de sentido sobre a seca são colocadas e analisar as performatividades salientadas sobre o sertão/Nordeste e sobre o sertanejo/nordestino, quais são os gestos didáticos que as sustentam e discutir o conceito de seca exposto. Partindo dessa perspectiva, a pesquisa faz um percurso de estudos fundamentados na Linguística Aplicada, pautada em pressupostos interpretativistas, agenciando saberes da geografia, da história e da vida social, entendendo a metodologia da etnolinguística da fala viva e dos pressupostos enunciativos discursivos que interpreta e desconstrói tais discursos estereotipados, ressignificando-os. Nesse sentido, se encontra pautada teórico- metodologicamente em Albuquerque Jr. (2014, 2016, 2019, 2021), Bortoni-Ricardo (2008), FABRÍCIO (2006), Moita Lopes (2006, 2009), ROJO (2006), Signorini (1998) e Volochinov (2016), entre outros. Por isso, os resultados dessa pesquisa expõem uma gama de discursos elitistas em torno da territorialidade e do sujeito, a exemplo de “(...) mas o problema de verdade que é o problema da seca do Nordeste, esse continua igualzinho, igualzinho há 100 anos atrás” que precisam continuar sendo estudados desconstruídos e que uma nova matriz discursiva precisa ser construída. |
Abstract: | Applied Linguistics is an area of knowledge of an indisciplinary and transdisciplinary nature. of language studies. Located in this field, this research is based on these assumptions theoretical, which rival stagnant ways of thinking and saying the world. Thus, they are video reviews of literary works aimed at candidates, students and academics were analyzed, works that are critically called “drought literature”, as they portray the great period drought from 1877 to 1879 and the drought of 1915. To this end, we understand that the meaning of “sertão” was forged and kidnapped through dominant ideologies such as the media, politics and the State. That said, it is necessary to understand and problematize these “updates” made by video reviews broadcast on the YouTube platform that offer an educational proposal, forming views and forging meanings about the territory based on these literary novels. In that In this sense, the video reviews to be analyzed are from the books “Os retreatntes” by José do Patrocínio (1878), “The Hunger” by Rodolfo Teófilo (1890), “Luzia-Homem” by Domingos Olímpio (1903) and “The fifteen” by Raquel de Queiroz (1930), reviewed by the booktubers “Eu, Reb Pinheiro”, “Books and E-books” and “Read before you die”. Thus, in addition to this work enabling understanding how these statements construct sayings about the Sertão/Northeast, aims to investigate and discuss how these meaning proposals about drought are put forward and analyze the performativities highlighted about the sertão/Northeast and about the sertanejo/northeast, which are the didactic gestures that support them and discuss the exposed concept of drought. Starting from this perspective, the research follows a path of studies based on Applied Linguistics, based on interpretive assumptions, bringing together knowledge of geography, history and social life, understanding the methodology of ethnolinguistics of living speech and the assumptions discursive statements that interpret and deconstruct such stereotypical discourses, redefining them. In this sense, it is theoretically and methodologically based on Albuquerque Jr. (2014, 2016, 2019, 2021), Bortoni-Ricardo (2008), FABRÍCIO (2006), Moita Lopes (2006, 2009), ROJO (2006), Signorini (1998) and Volochinov (2016), among others. Therefore, the results of this research expose a range of elitist discourses around territoriality and the subject, such as “(...) but the problem of truth, which is the problem of drought in the Northeast, it remains exactly the same, just like it was 100 years ago” that they need continue to be studied deconstructed and that a new discursive matrix needs to be built. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Literatura da seca Booktubers Vídeo-resenha Sertão Nordeste |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SOUZA, Evellyn Ferreira de. Lições on-line da “literatura da seca” por Booktubers e propostas de sentido sobre sertão/nordeste. 58 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15104 |
Data do documento: | 5-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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