06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Valença, Paulo José Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Fábia Pereira da-
dc.creatorTavares, Waléria Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-17T11:56:37Z-
dc.date.available2024-12-17-
dc.date.available2024-12-17T11:56:37Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationTAVARES, Waléria Gomes. O cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental II. 52 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15101-
dc.description.abstractThis work sought to show that the use of music in basic education can be a favorable interdisciplinary tool for teaching the Portuguese language. This research is guided by the following questions about music: Is this tactic being used in the classroom? In what way? For that, qualitative and quantitative research was used, through the analysis of textbooks from 6th to 9th grade entitled "Singular & Plural: reading, production and language studies" by Marisa Balthasar and Shirley Goulart, Revista Moderna (2018), used in the teaching network of the municipality of Água Branca-AL, bibliographical research with authors such as Marcos Morais (2012, 2020), Jardim e Silva (2013), Ongaro, Silva and Ricci (2006), among others, and the application of a questionnaire. Thus, the main objective is to verify if music is used in the classroom and to demonstrate that this didactic means can be advantageous for both the student and the teacher. In view of these issues, it can be concluded that teachers have a little difficulty in this regard, they do not use much, but with a good academic background we can change this reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectportuguese languagept_BR
dc.subjectdidactic meanspt_BR
dc.subjectmusicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou mostrar que o uso da música na educação básica pode ser uma ferramenta interdisciplinar favorável para o ensino de língua portuguesa. A presente pesquisa norteia-se pelos seguintes questionamentos sobre a música: Está sendo usada essa tática em sala de aula? De que forma? Para tanto, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através da análise dos livros didáticos do 6° ao 9° ano intitulado “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem” de Marisa Balthasar e Shirley Goulart, Revista Moderna (2018), utilizados na rede de ensino do município de Água Branca-AL, pesquisa bibliográfica com autores como Marcos Morais (2012, 2020), Jardim e Silva (2013), Ongaro, Silva e Ricci (2006), dentre outros, e a aplicação de um questionário. Assim, o principal objetivo é verificar se é usada a música em sala de aula e demonstrar que esse meio didático pode ser vantajoso tanto para o aluno como para o professor. Tendo em vista estas questões, pode-se concluir que os professores têm um pouco de dificuldade nesse quesito, não utilizam muito, mas com uma boa formação acadêmica poderemos mudar essa realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental II.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.