00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que os estudantes do 1° ano do ensino médio do programa residência pedagógica compreendem sobre o tema saúde
Autor(es): Nascimento, Matheus Nogueira Ferreira
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Austrelino, Felipe de Carvalho
Resumo: O presente estudo tem como referencial o tema saúde com o objetivo de compreender o que os estudantes do 1° ano do ensino médio do Programa Residência Pedagógica subprojeto Educação Física de uma escola pública de Maceió/Alagoas entendem sobre o tema saúde. O estudo se caracteriza por uma pesquisa mista qualitativa e quantitativa, modelo experimental com o instrumento de pesquisa sendo questionário. Este estudo é uma continuação das atividades de investigação do projeto “Formação Profissional, Intervenção Pedagógica e Comunicação em Saúde nas Aulas”. Os resultados encontrados foram tabulados com as seguintes descrições: (I) “saúde ausência de doença"; (II) OMS em seu conceito de saúde; (III) “saúde bem-estar"; (IV) “ saúde física"; (V) “respostas evasivas". Através da Educação Física Escolar é possível trabalhar diversos temas além dos jogos e esportes, diante deste estudo poderá ser compreendido com mais abrangência e com o foco principal para saúde. Participaram do estudo 141 alunos, sendo em sua maioria do sexo feminino com 58,3% (83) e 41,13% (58) do sexo masculino. A resposta predominante (41,13%) seguiu os padrões do conceito de saúde proposto pela Organização Mundial de Saúde, demonstrando um alinhamento com uma concepção mais atual da temática. Conclui-se que os escolares conseguem afastar a conceito de saúde da relação de ausência de doença e se aproximam de uma visão mais atualizada, mas não contemporânea da utilidade do conceito dos dias atuais, mais próximos de uma interpretação de uma compreensão holística, contextual e oscilatória das condições de saúde.
Abstract: The present study has as its reference the theme of health with the objective of understanding what students in the 1st year of high school of the Pedagogical Residency Program subproject Physical Education of a public school in Maceió-AL. The study is characterized by a mixed qualitative and quantitative research, experimental model with the research instrument being a questionnaire. This study is a continuation of the research activities of the project “Professional Training, Pedagogical Intervention and Health Communication in Classes”. The results found were tabulated with the following descriptions: (I) “health, absence of disease”; (II) WHO in its concept of health; (III) “health, well-being”; (IV) “physical health"; (V) “evasive answers". Through School Physical Education it is possible to work on various topics in addition to games and sports, this study can be understood more comprehensively and with the main focus on health. 141 students participated in the study, the majority of whom were female with 58.3% (83) and 41.13% (58) male. The predominant response (41.13%) followed the standards of the health concept proposed by the World Health Organization, demonstrating alignment with a more current conception of the topic. It is concluded that students are able to move the concept of health away from the relationship of absence of disease and come closer to a more updated, but not contemporary, view of the usefulness of the concept today, closer to an interpretation of a holistic, contextual and oscillation of health conditions.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Saúde
Ensino Médio
Pedagogical Residency
Health
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Matheus Nogueira Ferreira. O que os estudantes do 1° ano do ensino médio do programa residência pedagógica compreendem sobre o tema saúde. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15082
Data do documento: 1-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.