06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Alexandre Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953338155224090pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Odair Barbosa de-
dc.contributor.referee2Melo, Rodrigo Januário de-
dc.creatorCosta, Edton Santos-
dc.date.accessioned2024-12-13T11:45:19Z-
dc.date.available2024-12-13-
dc.date.available2024-12-13T11:45:19Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Edton Santos. Produção de blocos intervalados de concreto com a substituição parcial do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado de corpos de prova de concreto. 101 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15057-
dc.description.abstractWith the automotive revolution, highways became the main means of transportation, leading to a growing demand for construction materials. However, civil construction and the consumption of natural resources generate waste that affects the environment. To help solve this problem, the recycling of construction and demolition waste is proposed in the construction of interlocking pavement, through the recycling of aggregates. The research aims to develop an alternative sustainable concrete block for interlocking pavement, using Recycled Concrete Fine Aggregate (RCFA) in different proportions: 0%, 5%, 10%, and 15%. 80 concrete blocks were produced, divided into reference mixes (BCR) and with RCFA (BCRE5%, BCRE10%, and BCRE15%), subjected to water absorption, dimensional evaluation, and compressive strength tests. A statistical study was also conducted to determine if the percentages of RCFA altered the properties of the produced concrete. At the end of the research, it was possible to observe a decrease in the slump test of the concrete mixes produced with different percentages of RCFA compared to the reference block, a decrease in water absorption compared to the reference block. In the dimensional evaluation, the four types of concrete blocks presented maximum and minimum values within the limits imposed by the Standard for the three dimensions. In the compressive strength test, no concrete block reached the minimum value required by the Standard. Finally, in the study conducted, it was noticed that the concrete blocks did not reach satisfactory levels in the water absorption and compressive strength tests, according to NBR 9781 (ABNT, 2013). However, the use of RCFA can be a sustainable and viable alternative for the production of concrete blocks for interlocking pavement, provided that adjustments are made to the mix to guarantee the quality of the block.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectBloco de concretopt_BR
dc.subjectAgregado miúdo reciclado de concretopt_BR
dc.subjectCorpo de prova de concretopt_BR
dc.subjectPavimentação intervaladapt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectresíduo de construção civilpt_BR
dc.subjectrecycled concrete fine aggregatept_BR
dc.subjectinterlocking pavementpt_BR
dc.subjectconcrete blockpt_BR
dc.subjectrecycling of concrete test specimenspt_BR
dc.subjectconstruction and demolition wastept_BR
dc.subjectcivil construction wastept_BR
dc.subjectdosage by the adapted ABCP methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleProdução de blocos intervalados de concreto com a substituição parcial do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado de corpos de prova de concretopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a revolução automobilística, as rodovias se tornaram o principal meio de deslocamento, o que resultou em uma crescente demanda por materiais de construção. No entanto, a construção civil e o consumo de recursos naturais geram resíduos que afetam o meio ambiente. Para ajudar a solucionar esse problema, propõe-se a reciclagem de resíduos de construção e demolição na construção de pavimentação intertravada, por meio da reciclagem de agregados. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma alternativa de blocos de concreto sustentáveis para a pavimentação intertravada, utilizando Agregado Miúdo Reciclado de Concreto (AMRC) em diferentes proporções: 0%, 5%, 10% e 15%. Foram produzidos 80 blocos de concreto, divididos nos traços de referência (BCR) e com AMRC (BCRE5%, BCRE10% e BCRE15%), submetidos aos ensaios de absorção de água, avaliação dimensional e resistência à compressão. Também foi realizado um estudo estatístico para saber se as porcentagens de AMRC alteraram a propriedade do concreto confeccionado. Ao término da pesquisa, foi possível observar uma diminuição no abatimento do tronco de cone nos traços de concreto produzidos com diferentes porcentagens de AMRC em comparação com o bloco de referência, diminuição da absorção de água em comparação ao bloco de referência. Na avaliação dimensional, os quatro tipos de blocos de concreto apresentaram valores máximos e mínimos dentro dos limites impostos pela Norma para as três dimensões. No ensaio de resistência à compressão, nenhum bloco de concreto atingiu o valor mínimo exigido pela Norma. Por fim, no estudo realizado, percebeu-se que os blocos de concreto não atingiram níveis satisfatório nos ensaios de absorção de água e de resistência à compressão, conforme a NBR 9781 (ABNT, 2013). Contudo, a utilização de AMRC pode ser uma alternativa sustentável e viável para a produção de blocos de concreto para pavimentação intertravada, desde que sejam feitas adequações no traço para garantir a qualidade do bloco.pt_BR
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