00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araujo, Nelma Camêlo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.referee2Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.creatorMelo, Marcos Vinícius Graciano de-
dc.date.accessioned2024-12-12T17:48:11Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T17:48:11Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationMELO, Marcos Vinícius Graciano de. Gestão documental na Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15053-
dc.description.abstractThe increase in intellectual production generated a strong concern in the organization of files, resulting in the emergence of document management, an instrument used to manage the document mass during the three phases of the document (current, dynamic and permanent). Furthermore, the application of document management enables document flow control, collection organization, access to information and data retrieval through archival instruments. From this perspective, the main objective of the work is to study the document management of the University Foundation for Extension and Research Development and its specific objectives are to conceptualize the term “document management”, analyze the historical trajectory of the archive, the relationship between the area and librarianship and identify the foundation’s documentary typology. This research qualifies as exploratory and bibliographical, in which, initially, a study was carried out on the concept “Archive” and “Document Management”, and with the application of the questionnaire-interview in the archive sector of the University Foundation for Extension Development and Research, information relevant to the document management of the archive, the universe researched, was collected. As a result of the analysis, it is concluded that the University Foundation for Extension and Research Development has document management and is aware of the importance of applying archival methods for the proper functioning of the archive and for the preservation of its document mass, as well as the legacy of the institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão documentalpt_BR
dc.subjectOrganização de arquivo (Computação)pt_BR
dc.subjectFundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectDocument managementpt_BR
dc.subjectFile organizationpt_BR
dc.subjectFundepespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleGestão documental na Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO aumento da produção intelectual gerou uma forte preocupação na organização dos arquivos, resultando no surgimento da gestão documental, instrumento utilizado para o gerenciamento da massa documental durante as três fases do documento (corrente, intermediária e permanente). Além disso, a aplicação da gestão documental viabiliza um controle do fluxo documental, a organização do acervo, acesso à informação e recuperação de dados por meio de instrumentos arquivísticos. Nessa perspectiva, o trabalho tem como principal objetivo estudar a gestão documental da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa e tem como objetivos específicos conceituar o termo “gestão documental”, analisar a trajetória histórica do arquivo, a relação da área com a biblioteconomia e identificar a tipologia documental da fundação. A presente pesquisa se qualifica como exploratória e bibliográfica, na qual se realizou, inicialmente, um estudo sobre o conceito “Arquivo” e “Gestão Documental”, e com a aplicação do questionário-entrevista no setor de arquivo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa, levantaram-se informações pertinentes à gestão documental do arquivo, universo pesquisado. Como resultado da análise, conclui-se que a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa possui uma gestão documental e tem ciência da importância da aplicação de métodos arquivísticos para o bom funcionamento do arquivo e para a preservação da sua massa documental, assim como o legado da instituição.pt_BR
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