Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15044
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Livreto lúdico interativo: a biblioterapia e o design editorial como ferramentas de humanização no processo de internação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Interactive play booklet: bibliotherapy and editorial design as humanization tools in the childhood admission process |
Autor(es): | Gusmão, Heloise Christina Tenório de Silva, Kynnaiane Santos da |
Primeiro Orientador: | França, Giulia Francesca Carvalho Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lôbo, Mariana Hennes Sampaio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mariana Petróvana Ferreira da |
Resumo: | No Brasil, as doenças respiratórias são uma das principais causas de internação infantil, representando cerca de 24,3% no perfil de admissão hospitalar e sendo responsável pela maior taxa de mortalidade e ocupação de leitos pediátricos na unidade de terapia intensiva. Considerando que a internação é estressante e incômoda para um menor devido aos procedimentos invasivos e ao cenário em que se encontra, são necessárias intervenções como a biblioterapia para conexão com a criança, ajudando-a na interpretação do ambiente e auxiliando a entender melhor as reações de frustração e conflito na medida em que alivia a tensão e a pressão das emoções. Diante dessa realidade, levanta-se a seguinte questão: Como o design gráfico e editorial pode auxiliar no desenvolvimento de um livreto infantil com foco na biblioterapia e no processo de internação infantil por doenças respiratórias? Para responder essa questão, o projeto utilizou-se de ferramentas como a pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise de similares, estabelecendo os seguintes requisitos: (1) Mapear os principais procedimentos e processos referentes à internação por doenças respiratórias infantil; (2) Identificar o processo de acolhimento de crianças com doenças respiratórias; (3) Evidenciar a contribuição da biblioterapia na amenização dos traumas relacionados à hospitalização infantil; (4) Desenvolver estratégias de design gráfico e editorial que colaborem com a adaptação da criança à internação. (5) Elaborar protótipo de livreto para biblioterapia. |
Abstract: | In Brazil, respiratory diseases are one of the main causes of child hospitalization, representing around 24.3% of the hospital admission profile and being responsible for the highest mortality rate and occupancy of pediatric beds in the intensive care unit. Considering that hospitalization is stressful and uncomfortable for a minor due to the invasive procedures and the scenario in which they find themselves, interventions such as bibliotherapy are necessary to connect with the child, helping them to interpret the environment and helping them to better understand the child's reactions. frustration and conflict as it relieves tension and pressure of emotions. Faced with this reality, the following question arises: How can graphic and editorial design help in the development of a children's booklet focusing on bibliotherapy and the process of children's hospitalization for respiratory diseases? To answer this question, the project used tools such as bibliographical research, data collection and similar analysis, establishing the following requirements: (1) Map the main procedures and processes related to hospitalization for respiratory diseases in children; (2) Identify the reception process for children with respiratory diseases; (3) Highlight the contribution of bibliotherapy in alleviating traumas related to child hospitalization; (4) Develop graphic and editorial design strategies that help the child adapt to hospitalization. (5) Create a prototype of a booklet for bibliotherapy. |
Palavras-chave: | Design de livros Design de editorias Biblioterapia Hospitalização Infantil Doenças respiratórias Editorial design Bibliotherapy Interactive Children's Booklet Children's hospitalization Respiratory diseases |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Design - Bacharelado |
Citação: | GUSMÃO, Heloise Christina Tenório de; SILVA, Kynnaiane Santos da. Livreto lúdico interativo: a biblioterapia e o design editorial como ferramentas de humanização no processo de internação infantil. 2024. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15044 |
Data do documento: | 2-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livreto lúdico interativo_a biblioterapia e o design editorial como ferramentas de humanização no processo de internação infantil.pdf | Livreto lúdico interativo: a biblioterapia e o design editorial como ferramentas de humanização no processo de internação infantil | 25.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.