00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa Sá, Viviane Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233921247191428pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Ana Paula Acioli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382413619015167pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Caroline Gonçalves dos-
dc.contributor.referee3Silva, Renan Durval Aparecido da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4618383516789364pt_BR
dc.creatorLima, Eduardo de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0293061765682878pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T15:53:45Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2024-12-12T15:53:45Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo de Souza. Conexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15040-
dc.description.abstractThe existing connection between Avenida Menino Marcelo and AL-101 was only possible with the opening of Avenida Pierre Chalita, which was carried out in 2011, with the aim of reducing traffic between the main axes of the city. With the implementation of the road, the mobility of the four neighborhoods that border it (Serraria, Barro Duro, Jacarecica and São Jorge) was affected, having both positive and negative impacts. This work proposes to carry out an analysis of the mobility conditions presented in the area. Methodologically, the following stages were developed: (i) characterization of the occupation of the region, taking as a basis the chronology of the implementation of the main types of housing developments, (ii) survey of the main mobility actions undertaken by the public authorities, (iii) analysis of the situation of the roads that are part of this connection, and finally, (iv) evaluation of the mobility conditions, highlighting aspects related to the concepts of urban mobility. The analyses allowed to reconstruct the historical process of occupation as the evolution of the neighborhoods took place over the decades and to highlight some similarities between them, identifying common characteristics between them. The result of the mobility actions implemented made it clear that the car was the main beneficiary user and, with regard to the roads, it was possible to verify whether they take into account active mobility, identifying the obstacles that may interfere with travel. With the synthesis of the analysis, the work also presented as a final product possibilities of (re)thinking solutions that will improve the quality of urban mobility of the roads studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVia públicapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRuas e avenidaspt_BR
dc.subjectConnectionspt_BR
dc.subjectMobilitypt_BR
dc.subjectAvenuespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleConexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA conexão existente entre a Avenida Menino Marcelo e AL – 101 só foi possível com a abertura da Avenida Pierre Chalita, realizada em 2011, tendo como objetivo reduzir o trânsito entre os principais eixos da cidade. Com a implantação da via, a mobilidade dos quatro bairros que a margeiam (Serraria, Barro Duro, Jacarecica e São Jorge) foi afetada, tento impactos positivos e negativos. Este trabalho se propõe a realizar uma análise das condições de mobilidade apresentadas na área. Metodologicamente, foram desenvolvidas as etapas de: (i) caracterização da ocupação da região, tomando como base a cronologia de implantação dos principais tipos de empreendimentos habitacionais, (ii) levantamento das principais ações de mobilidade empreendidas pelo poder público, (iii) análise da situação das vias que fazem parte dessa conexão, e, por fim, (iv) avaliação das condições de mobilidade, destacando aspectos relacionados aos conceitos de mobilidade urbana. As análises permitiram reconstruir o processo histórico de ocupação como decorreu a evolução dos bairros ao longo das décadas e evidenciar algumas semelhanças entre os mesmos, identificando características comuns entre eles. O resultado das ações de mobilidade implantadas deixou evidente o carro como principal usuário beneficiado e, em se tratando das vias, foi possível verificar se as mesmas contemplam a mobilidade ativa, identificando os obstáculos que podem interferir nos deslocamentos. Com a síntese da análise, o trabalho apresentou ainda como produto final possibilidades de (re)pensar soluções que elevem a qualidade da mobilidade urbana das vias estudadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conexão e produção do espaço urbano_estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte.pdfConexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.