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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15022
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividade física e saúde mental de estudantes do ensino médio e EJA |
Autor(es): | Alves, Wagner de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Menezes, Enaiane Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Natalia de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de |
Resumo: | A pesquisa visou compreender a relação entre a atividade física e a saúde mental em estudantes do Ensino Médio e da EJA, reconhecendo seu impacto na população em geral. Realizado na Escola Estadual Claudizete Lima, em Rio Largo, Alagoas, o estudo adotou uma abordagem observacional, transversal e descritiva. Foram incluídos os alunos regularmente matriculados e presentes na 1ª e 2ª visita, enquanto aqueles com impossibilidade visual (alunos cegos ou com baixa visão) ou motora (paralisias ou fraturas recentes) foram excluídos. A pesquisa ocorreu em várias etapas, começando com o convite às turmas e, posteriormente ao recolhimento dos termos assinados, direcionando os alunos ao laboratório de informática para responder ao questionário. Algumas perguntas foram feitas para caracterizar o perfil demográfico dos participantes, incluindo idade, gênero, escolaridade da mãe e renda familiar (Anexo A). O questionário foi estruturado para respeitar a faixa etária dos alunos e abordou níveis de atividade física, estresse psicológico, sintomas depressivos e ansiedade. Os instrumentos utilizados na pesquisa incluíram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ, aplicado apenas para maiores de 18 anos na versão curta), o Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA, aplicado apenas para adolescentes de 15 a 18 anos), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). Embora os resultados não tenham revelado associações significativas entre os níveis de atividade física e a saúde mental dos estudantes, nem com a renda ou escolaridade materna, destacou-se uma correlação entre gênero e indicadores mais graves de saúde mental, sendo as mulheres mais afetadas. Esses achados ressaltam a importância de considerar múltiplos fatores na compreensão da saúde mental dos estudantes e sugerem a necessidade de investigações futuras para elucidar essa complexa relação. |
Abstract: | This research aimed to understand the relationship between physical activity and mental health in high school students and those in Adult and Youth Education (EJA), recognizing its impact on the general population. Conducted at the State School Claudizete Lima in Rio Largo, Alagoas, the study adopted an observational, cross-sectional, and descriptive approach. Regularly enrolled students present during the 1st and 2nd visits were included, while those with visual impairments (blind or with low vision) or motor impairments (paralysis or recent fractures) were excluded. The research occurred in several stages, starting with inviting classes and then collecting signed consent forms, directing students to the computer lab to complete the questionnaire. Some questions were asked to characterize participants' demographic profile, including age, gender, mother's education, and family income (Annex A). The questionnaire was structured to respect students' age range and addressed levels of physical activity, psychological stress, depressive symptoms, and anxiety. Instruments used in the research included the Sociodemographic Questionnaire, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ, applied only to those over 18 years old in the short version), the Physical Activity Questionnaire for Adolescents (QAFA, applied only to adolescents aged 15 to 18 years), the Perceived Stress Scale (PSS), and the Depression, Anxiety, and Stress Scale for Adolescents (EDAE-A). Although the results did not reveal significant associations between levels of physical activity and mental health in students, nor with maternal income or education, a correlation between gender and more severe mental health indicators was highlighted, with women being more affected. These findings emphasize the importance of considering multiple factors in understanding students' mental health and suggest the need for future research to elucidate this complex relationship. |
Palavras-chave: | Atividade física Saúde mental Estresse Ansiedade Comportamento sedentário Physical activity Mental health Stress Anxiety Sedentary behavior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | ALVES, Wagner de Oliveira. Atividade física e saúde mental de estudantes do ensino médio e EJA. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15022 |
Data do documento: | 26-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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