00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Negrafia nagô-alagoana: a dança no xirê do terreiro de Pai Neto de Oxalá
Autor(es): Lima, Maciel Ferreira de
Primeiro Orientador: Wildhagen, Joana Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Noemi Mello Loureiro
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Iraci Oliveira dos
Resumo: Esta pesquisa proporciona um olhar sensível e investigativo sobre o Xirê e a dança dos Orixás do Candomblé Nagô com Umbanda, a partir do terreiro de Pai Neto de Oxalá, situado no bairro Village Campestre II, na cidade de Maceió-AL. Esta pesquisa objetiva um levantamento bibliográfico e documental sobre a dança dos Orixás em Alagoas. Foi constatado um escasso referencial bibliográfico sobre a dança de terreiro no processo histórico do culto afro-religioso em Alagoas, o que não é uma surpresa, pois as pesquisas acadêmicas sobre questões negras e afro-religiosas são muito recentes. Cuidadosamente, foi feita uma busca a partir do “Quebra de Xangô” de 1912 e constatou-se, por meio da metodologia autoetnográfica, que após o Quebra surgiram novas maneiras de cultuar os Orixás e suas danças. Desafiador também é o fato de ser pesquisador-observador e participante, visto que sou membro do terreiro. Com as observações em campo e as referências selecionadas, identifiquei diferentes maneiras de dançar presentes em todas as circunstâncias no Candomblé, desde o trabalho mais simples dentro do terreiro, como limpar o chão, ou na própria dinâmica de rituais mais restritos a públicos. Descrevo, inicialmente, dois tipos de Nagô nesta pesquisa que serviu de motivação inicial para sua escrita. Destaco a importância do conceito de “corpo-história” para compreender a ancestralidade de cada membro sob o viés da linguagem da dança e faço um relato de experiência sobre uma festa em homenagem a Oxalá e Iemanjá em que relato as impressões e sensações de ser e estar como médium virante e pesquisador no terreiro de Pai Neto. Ao entrevistá-lo, notei como as relações de idas e vindas dentro do Candomblé fazem parte do processo natural do autoconhecimento espiritual, o que permitiu novas reflexões sobre as dificuldades vividas pelos participantes nesta religião. Concluo que o Candomblé maceioense vem sofrendo modificações há mais de cem anos, e não houvera, até então, a curiosidade e interesse de fazer uma descrição densa dessas mudanças e modificações no campo da arte, talvez por falta de oportunidade ou por interesse em pesquisar outros aspectos sociais, históricos ou políticos, deixando as artes em segundo plano, em especial a dança, reforçando as poucas referências locais que a citam com olhar insensível e mecanizado, sem vida, sem emoção e sem a potência energética que vivenciamos e sentimos nos momentos de contato com o sagrado.
Abstract: This research provides a sensitive and investigative look at Xirê and the dance of the Orixás of Candomblé Nagô with Umbanda, from Pai Neto de Oxalá’s terreiro, located in Village Campestre II, in the city of Maceió-AL, Brazil. This research aims at a bibliographical and documentary survey on the dance of the Orixás in Alagoas. A scarce bibliographic reference was found on terreiro dance in the historical process of Afro-religious worship in Alagoas, which is not a surprise, as academic research on black and Afro-religious issues is very recent. Carefully, a search was made from the “Quebra de Xangô” of 1912 and it was found, through the autoetnographic methodology, that after the Quebra new ways of worshiping the Orixás emerged. Challenging is also the fact that I am an observant and participating researcher, since I am a member of the terreiro. With field observations and selected references, I identified different ways of dancing present in all circumstances in Candomblé, from the simplest work inside the yard like how to clean the floor or in the dynamics of rituals more restricted to audiences. I describe two types of Nagô in this research, one of the first factors that motivated her internally. I highlight the importance of the concept of body-history to understand the ancestry of each member and describe a festivity of the terreiro for Orixá in which I report the impressions and sensations of being a turning medium and researcher. Interviewing Pai Neto, I noticed the relations of comings and goings within Candomblé which allowed new reflections on the difficulties experienced by the participants in this religion. Iconclude that the Candomblé from Maceió has been undergoing modifications for over a hundred years and there was no interest in describing these changes and modifications in the field of art, perhaps due to lack of opportunity or interest in researching cultures other than Afro-religious, specifically in dance language, because the few references that approach dance, secondarily, mention it with an insensitive and mechanized look, lifeless, without emotion and without the energetic power that we experience and feel in moments of contact with the sacred.
Palavras-chave: Xirê
Orixás (Dança)
Nagô (Condomblé)
Cultos afro-brasileiros - Dança
Dança dos orixás
Orixás (Dance)
Dance of the orixás
Afro-Brazilian Cults - Dance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Dança - Licenciatura
Citação: LIMA, Maciel Ferreira de. Negrafia nagô-alagoana: a dança no xirê do terreiro de Pai Neto de Oxalá. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15001
Data do documento: 18-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Negrafia nagô-alagoana a dança no xirê do terreiro de Pai Neto de Oxalá.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.