00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos gerados pela exposição às mídias sociais no desenvolvimento infantil
Título(s) alternativo(s): Impacts generated by exposure to social media on child development
Autor(es): Braga, Thalita Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Regina Célia Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardo, Thaís Honório Lins
metadata.dc.contributor.referee2: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Janaína Ferro
Resumo: Introdução: Desenvolver-se faz parte da natureza do ser humano e é um processo constante de aprendizado. É considerada criança a pessoa que possui de 0 a 12 anos de idade incompletos, além disso, a infância é dividida em fases, onde a primeira vai da gestação aos 6 anos de idade e a segunda até o início da adolescência. Assim, em um mundo globalizado e de amplo uso da internet, tornou-se comum que crianças, cada vez mais cedo, usem dispositivos tecnológicos como videogames, celulares, tablets e naveguem em redes sociais, sobretudo as que ofertam entretenimento de vídeo. Objetivo: analisar o impacto do uso das mídias sociais no desenvolvimento infantil, levando em consideração a exposição cada vez mais precoce das crianças ao mundo digital. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como questão norteadora: “Quais os impactos no desenvolvimento infantil gerados pela exposição às mídias sociais?”. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases National Library of Medicine and National Institutes of Health (Medline/PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS-BVS), Banco de dados de Enfermagem (BDENF-BVS), Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS-BVS) e SciELO. Resultados/Discussão: A amostra final desta revisão foi de 7 artigos, os quais foram encontrados nas bases de dados LILACS e PUBMED, o ano de publicação mais antigo foi 2014 e o mais atual 2024, a maioria publicada na língua inglesa e as metodologias prevaleceram os estudos transversais e coortes. Os impactos no desenvolvimento infantil com o uso das mídias sociais foram: repercussões positivas na linguagem quanto ao idioma, aspectos cognitivos e bem motor, no entanto as associações negativas foram sintomas de desatenção/hiperatividade, comprometimento do desenvolvimento e/ou da linguagem, na cognição e tendência a problemas comportamentais. Conclusão: Este estudo identificou estudos que relatam diversos impactos que o uso das mídias sociais exerce no desenvolvimento infantil, tanto em aspectos positivos, como negativos.
Abstract: Introduction: Development is inherent to human nature and represents a continuous learning process. A child is defined as an individual from 0 to 12 years of age, with childhood being divided into stages: the first from gestation to six years of age, and the second up to the onset of adolescence. In a globalized world with widespread internet access, it has become increasingly common for children to use technological devices such as video games, smartphones, tablets, and social media platforms, particularly those offering video entertainment, at an earlier age. Objective: To analyze the impact of social media use on child development, considering the increasingly early exposure of children to the digital world. Methodology: This study is an integrative literature review guided by the question: “What are the impacts of social media exposure on child development?” The literature search was conducted in the following databases: National Library of Medicine and National Institutes of Health (Medline/PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS-BVS), Banco de dados de Enfermagem (BDENF-BVS), Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS-BVS), and SciELO. Results/Discussion: The final sample consisted of seven articles retrieved from the LILACS and PubMed databases. The oldest publication was from 2014, and the most recent from 2024, with most studies published in English. Cross-sectional and cohort studies were the most prevalent methodologies. The impacts of social media use on child development included positive effects, such as improvements in language (e.g., foreign language acquisition), cognitive development, and motor skills. However, negative associations were also identified, including symptoms of inattention/hyperactivity, delays or impairments in development and/or language, cognitive deficits, and a tendency toward behavioral problems. Conclusion: This study identified various impacts of social media use on child development, encompassing both positive and negative aspects.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Child development
Crianças
Children
Mídias sociais
Social media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: BRAGA, Thalita Oliveira. Impactos gerados pela exposição às mídias sociais no desenvolvimento infantil. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14974
Data do documento: 7-out-2024
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