00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lourenço, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308682646403751pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Marcos Aurélio-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Robéria de Lourdes de-
dc.creatorVentini, Rosângela-
dc.date.accessioned2024-12-02T20:57:29Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T20:57:29Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationVENTINI, Rosângela. A biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamental. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14970-
dc.description.abstractThe school library should not only be seen as a place for research, but also as a space for interaction, learning and student cognitive development. The main objective of this research was to verify the perception of teachers at Escola Municipal Jaime Amorim Miranda about the importance of the school library in the teaching and learning process. Presenting specific objectives to analyze how teachers perceive the role of the school library as a resource in teaching and learning, and report the teacher's view of the school library. It briefly discusses what literature brings about the topic and the subjects corresponding to it. The work developed is characterized as exploratory research, with a qualitative and quantitative approach, the data collection instrument used was a questionnaire answered by 30 teachers from the Jaime Amorim Miranda School. After analyzing the data, it was concluded that teachers recognize the school library as a valuable environment for students' academic and personal development, where they can explore interdisciplinary themes and expand their research and critical thinking skills. However, they do not know in depth the role that a librarian can play in a school library.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBibliotecários de escolaspt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectSchool librarianpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleA biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA biblioteca escolar não deve ser vista apenas como local de pesquisa, mas também como espaço de interação, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do estudante. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar a percepção dos professores da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, sobre a importância da biblioteca escolar no processo de ensino e aprendizagem. Apresentando como objetivos específicos analisar como os professores/as percebem o papel da biblioteca escolar como recurso no ensino e aprendizagem, e relatar a visão do/a professor/a sobre a biblioteca escolar. Discorre brevemente sobre o que traz a literatura sobre a temática e os assuntos correspondentes a ela. O trabalho desenvolvido se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualiquantitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário respondido por 30 professores/as da Escola Jaime Amorim Miranda. Após a análise dos dados foi concluído que os professores/as reconhecem a biblioteca escolar como um ambiente valioso para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, onde eles podem explorar temas interdisciplinares e ampliar suas habilidades de pesquisa e pensamento crítico. No entanto eles/as não conhecem a fundo o papel que um/a bibliotecário/a pode desempenhar em uma biblioteca escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamental.pdf566.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.