Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Setti, Gabriel Augusto Miranda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9709510879683091 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Júlio, Ranulfo Paranhos | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cezar Gaudencio da | - |
dc.creator | Oliveira, Luiz Emanuel da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:15:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02 | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luiz Emanuel da Silva de. O impacto da monitoria acadêmica na trajetória da formação profissional. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14956 | - |
dc.description.abstract | The research presents an analysis of the evolution and relevance of the teaching method called academic monitoring, from its origins in the 18th century to its contemporary application. From the historical and pedagogical contextualization, the portance of student participation in the monitoring program is discussed as an effective strategy to improve academic performance and expand opportunities for inclusion in the academic world, especially in postgraduate programs. The investigation is justified by the need to understand how extracurricular activities, how to monitor, influence students' academic performance and future perspectives. Methodologically, the study includes a literature review and analysis of the results of postgraduate university courses at the Federal niversity of Alagoas (UFAL), showing a significant increase in the number of former monitors approved in recent years. The research also highlights the importance of National Postgraduate Plans as fundamental instruments to promote the quality and expansion of postgraduate studies in Brazil. In short, the work offers deep into the relationship between academic monitoring, professional training and postgraduate studies, emphasizing the need to invest in innovative pedagogical practices and comprehensive educational policies to guarantee the success of students in their academic and professional trajectories. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Monitoring | pt_BR |
dc.subject | Social Sciences | pt_BR |
dc.subject | Postgraduate | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | O impacto da monitoria acadêmica na trajetória da formação profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa apresenta uma análise sobre a evolução e relevância do método de ensino denominado “monitoria acadêmica”, desde suas origens no século XVIII até sua aplicação contemporânea. A partir da contextualização histórica e pedagógica, discute-se a importância da participação dos alunos no programa de monitoria como uma estratégia eficaz para aprimorar o desempenho acadêmico e ampliar as oportunidades de inserção no meio acadêmico, especialmente em programas de pós-graduação. A investigação se justifica pela necessidade de compreender como atividades extracurriculares, como a monitoria, influenciam no desempenho acadêmico e nas perspectivas futuras dos estudantes. Metodologicamente, o estudo contempla uma revisão da literatura e análise dos resultados das seleções de pós-graduação (Mestrado) em Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS-UFAL), evidenciando um aumento significativo no número de ex-monitores aprovados nos últimos anos. A pesquisa também destaca a importância dos Planos Nacionais de Pós-Graduação como instrumentos fundamentais para promover a qualidade e expansão da pós-graduação no Brasil. Em suma, o trabalho oferece reflexões sobre a relação entre monitoria acadêmica, formação profissional e pós-graduação, enfatizando a necessidade de investir em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais abrangentes para garantir o sucesso dos estudantes em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O impacto da monitoria acadêmica na trajetória da formação profissional.pdf | 658.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.