00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7474596412896718pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317834863149595pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Nelma Camelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.creatorBarros, Emilka Regina de Queiroz-
dc.creatorSilva, Thalia Ramos da-
dc.date.accessioned2024-11-28T14:08:31Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-28T14:08:31Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.citationBARROS, Emilka Regina de Queiroz; SILVA, Thalia Ramos da. O papel da informação para a implantação e desenvolvimento da inteligência competitiva: um estudo realizado nos alambiques alagoanos. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14925-
dc.description.abstractSugarcane production was one of the first economic activities in Brazil and in Alagoas it was no different, until today it has a considerable participation in the economic development of the state, naming itself as the sugar and alcohol sector. The present work addresses how information can contribute to the implementation and development of competitive intelligence in the sugar and alcohol sector, more precisely in Alagoas stills. Conceptualizing information, competitive intelligence, describing how the process takes place within a company, reporting how sugar cane planting and cachaça production began in the state, showing data from the first mills dated in works consulted finally presenting the chosen stills, dusting its history and its performance in the market today. Data collection was done through a questionnaire containing open and closed questions sent to them with the purpose of profiling their current managers, the size of the company and how it performs competitive intelligence. The limitation of the research was due to the difficulty in contacting two of the three stills selected, however, it also occurred that the still that was available to answer the questionnaire and thus participate in the research, did not return the questionnaire. research as originally planned. The research was carried out in the form of a case study. Thus highlighting the absence of sectors directly responsible for the development and implementation of Competitive Intelligence where few or no actions are taken.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectAlambique - Alagoaspt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectCompetitive intelligencept_BR
dc.subjectStill - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleO papel da informação para a implantação e desenvolvimento da inteligência competitiva: um estudo realizado nos alambiques alagoanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA produção da cana de açúcar foi uma das primeiras atividades econômicas no Brasil e em Alagoas não foi diferente, até os dias atuais tem uma participação considerável no desenvolvimento econômico do estado, nomeando-se de setor sucroalcooleiro. O presente trabalho aborda como a informação pode contribuir para a implementação e desenvolvimento da inteligência competitiva no setor sucroalcooleiro mais precisamente nos alambiques alagoanos. Conceituando a informação, a inteligência competitiva, descrevendo como ocorre o processo dentro de uma empresa, relatando como começou o plantio da cana-de-açúcar e a produção de cachaça no estado, mostrando dados dos primeiros engenhos datados em obras consultadas por fim apresentando os alambiques escolhidos, espanando sua história e seu desempenho no mercado atualmente. A coleta de dados foi feita por meio de questionário contendo questões abertas e fechadas enviado aos mesmos com a finalidade de traçar o perfil de seus atuais gestores, o porte da empresa e como ela realiza a inteligência competitiva. A limitação da pesquisa se deu pela dificuldade em entrar em contato com dois dos três alambiques selecionado, porém, ocorreu também que o alambique que se disponibilizou a responder o questionário e assim participar da pesquisa, não retornou o questionário com isso não foi possível concluir a pesquisa da forma que se planejava inicialmente. A pesquisa foi realizada em forma de estudo de caso. Destacando assim a ausência de setores responsáveis diretamente pelo desenvolvimento e implantação da Inteligência Competitiva onde pouca ou nenhuma ação é realizada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.