00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14921
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de uma cartilha sobre saúde e educação em sexualidade de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Martins, Maria Júlia Barros da Silva
Primeiro Orientador: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bulhões, Thaynara Maria Pontes
metadata.dc.contributor.referee1: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rayssa Francielly dos Santos
Resumo: Introdução: A saúde e educação em sexualidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista é uma temática desafiadora, especialmente devido à escassez de bases teóricas produzidas sobre o assunto, reflexo da negligência ou da falta de interesse no tema. Essa limitação torna o processo de ensino-aprendizagem mais complexo, tanto para as crianças quanto para seus familiares e os profissionais envolvidos. Objetivo: Descrever a construção de uma cartilha informativa sobre saúde e educação em sexualidade de crianças com Transtorno de Espectro Autista. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica para a construção de um material didático na forma de cartilha digital, em que a abordagem escolhida foi teorizada a partir de uma revisão integrativa de literatura que compreende estudos realizados no período de 2013-2023. As etapas compreenderam: 1. Levantamento de produções científicas sobre saúde e educação em sexualidade da criança com Transtorno do Espectro Autista; 2. Delineamento dos dados obtidos a partir das produções científicas da revisão integrativa; 3. Seleção do tipo de linguagem e recursos gráficos para compor a identidade visual da Cartilha; 4. Produção da cartilha em formato digital e 5. Revisão final do conteúdo da cartilha. Resultados: O material foi elaborado através da ferramenta Canva® (www.canva.com), contendo 15 páginas organizadas em elementos pré-textuais (capa, ficha de apresentação da cartilha e dos personagens e sumários), textuais (conteúdo das unidades temáticas) e pós-textuais (folha de conclusão, agradecimentos e referências), utilizando elementos visuais da própria plataforma e do site FlatIcon. A cartilha foi organizada utilizando-se, na parte textual, as seguintes unidades temáticas: 1 - Saúde e higiene íntima; 2 - Mudanças no corpo; 3 - Abuso/Assédio sexual; 4 - Sinais e segurança. Discussão: O material digital apresenta temáticas essenciais como a importância da higiene íntima adequada, o autoconhecimento corporal, o direito de recusar situações desconfortáveis e a prevenção de abusos. O conteúdo das unidades temáticas foi estruturado com elementos visuais verbais e não verbais fluidos e objetivos, permitindo fácil compreensão e com uma proposta de chamar a atenção e cativar o leitor. Conclusão: O material produzido possibilita a educação em sexualidade ao abordar questões como higiene e autocuidado de forma acessível, promovendo uma compreensão saudável do próprio corpo e das interações sociais. A flexibilidade do formato digital permite que a cartilha seja usada em diferentes contextos, ampliando o acesso ao conteúdo. Assim como também a cartilha oportuniza o conhecimento às crianças e reforça a importância da educação sexual para seu bem-estar físico e emocional.
Abstract: Introduction: The health and sexuality education of children with Autism Spectrum Disorder is a challenging topic, especially due to the scarcity of theoretical bases produced on the subject, reflecting negligence or lack of interest in the topic. This limitation makes the teaching-learning process more complex, both for the children and their families and the professionals involved. Objective: To describe the construction of an informative booklet on health and sexuality education for children with Autism Spectrum Disorder. Methodology: This is a methodological research for the construction of a teaching material in the form of a digital booklet, in which the chosen approach was theorized from an integrative literature review that includes studies carried out in the period 2013-2023. The steps included: 1. Survey of scientific productions on health and sexuality education of children with Autism Spectrum Disorder; 2. Outlining of the data obtained from the scientific productions of the integrative review; 3. Selection of the type of language and graphic resources to compose the visual identity of the Booklet; 4. Production of the booklet in digital format and 5. Final review of the booklet content. Results: The material was prepared using the Canva® tool (www.canva.com), containing 15 pages organized into pre-textual elements (cover, presentation sheet of the booklet and characters, and summaries), textual elements (content of the thematic units), and post-textual elements (conclusion sheet, acknowledgments, and references), using visual elements from the platform itself and the FlatIcon website. The booklet was organized using, in the textual part, the following thematic units: 1 - Health and intimate hygiene; 2 - Body changes; 3 - Sexual abuse/harassment; 4 - Signs and safety. Discussion: The digital material presents essential themes such as the importance of adequate intimate hygiene, body self-knowledge, the right to refuse uncomfortable situations and the prevention of abuse. The content of the thematic units was structured with fluid and objective verbal and non-verbal visual elements, allowing easy understanding and with a proposal to attract the attention and captivate the reader. Conclusion: The material produced enables sexuality education by addressing issues such as hygiene and self-care in an accessible way, promoting a healthy understanding of one's own body and social interactions. The flexibility of the digital format allows the booklet to be used in different contexts, expanding access to the content. The booklet also provides children with knowledge and reinforces the importance of sexual education for their physical and emotional well-being.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Autismo Infantil
Educação Sexual
Enfermagem
Autism Spectrum Disorder
Childhood Autism
Sex education
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: MARTINS, Maria Júlia Barros da Silva. Produção de uma cartilha sobre saúde e educação em sexualidade de crianças com transtorno do espectro autista. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14921
Data do documento: 25-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de uma cartilha sobre saúde e educação em sexualidade de crianças com transtorno do espectro autista.pdf
  Until 2025-11-27
TCC2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.