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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14861
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação para a instrução: notas sobre as mulheres no periódico A Palavra (1889 - 1898) |
Autor(es): | Ferreira, Géssica Mendes |
Primeiro Orientador: | Silva, Sheyla Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tamano, Luana Tieko Omena |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Maria do Socorro Fonseca de |
Resumo: | Por muito tempo as vivências femininas foram invisibilizadas pela historiografia tradicional, contudo, as narrativas atuais assumidas pela historiografia, trouxeram as mulheres para o centro da narrativa histórica. Diante disso, o presente artigo pretende fazer uma reflexão acerca dos discursos normativos sobre a mulher e suas relações sociais no século XIX registrados no periódico A palavra que circulou nas cidades alagoanas de Penedo e Pão de Açúcar. Tendo como objetivo geral, identificar qual seria o papel da mulher nessa sociedade na qual está inserida. A metodologia de pesquisa aqui utilizada, foi desenvolvida em um estudo qualitativo de cunho documental e bibliográfico. Analisando o discurso pedagógico do periódico que buscava a normatização das condutas femininas, orientando o comportamento que elas deveriam seguir, podemos compreender como se deu a construção e a propagação desse modelo ideal de perfil feminino amplamente divulgado nas publicações destinadas à mulher no século XIX. |
Abstract: | For a long time, women's experiences were made invisible by traditional historiography, however, the current narratives assumed by historiography brought women to the center of the historical narrative. Therefore, the present article intends to reflect on the normative discourses about women and their social relations in the 19th century, recorded in the journal The word that circulated in the Alagoas cities of Penedo and Pão de Açúcar. With the general objective, to identify what would be the role of women in this society in which they are inserted. The research methodology used here was developed in a qualitative study of documentary and bibliographic nature. Analyzing the pedagogical discourse of the periodical that sought to standardize women's behavior, guiding the behavior they should follow, we can understand how the construction and propagation of this ideal model of a female profile widely publicized in publications aimed at women in the 19th century took place. |
Palavras-chave: | História - Alagoas Mulher Sociedade Imprensa feminina Relações sociais Século XIX Woman Society Women's press |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | FERREIRA, Géssica Mendes. Educação para a instrução: notas sobre as mulheres no periódico A Palavra (1889 - 1898). 26 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14861 |
Data do documento: | 7-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Educação para a instrução notas sobre as mulheres no periódico a palavra (1889-1898).pdf | 264.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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