Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Lucas Gama | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3038677444493039 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Leônidas de Santana | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Eduardo Neório | - |
dc.creator | Nascimento, Derlaine Dias Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T20:21:48Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T20:21:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Derlaine Dias Gomes do. A questão agrária no ensino médio: um estudo sobre a soberania alimentar em livros didáticos de uma escola em Delmiro Gouveia/AL. 71 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14836 | - |
dc.description.abstract | Reflection on food sovereignty in Brazil imposes a disturbing revelation: despite the fact that the country is a food producer and exporter, it has a screaming population of undernourished people, evidencing an unequal and contradictory practice. The power of the large corporations that control food production has grown enormously with the redefinition of the role of the State due to neoliberal policies. However, it is not with the elimination of hunger and the provision of nutritious food, but with the reproduction of capital. Reflecting on how food reaches the citizen's table, we go through some questions that are not always clarified in our daily lives, especially at school. Taking into account the importance of knowledge that is socialized in the classroom, or through teaching, this work has the general objective of analyzing food Sovereignty and how it is conveyed in the textbook of the final phase of Basic Education. The present work was structured from a bibliographic review on food sovereignty in Brazil, in addition to an appreciation and approach to the contents that textbooks offer for class study. As a final result, after reviewing the textbooks, it was found that there was a lack of critical approach to certain subjects and/or lack of in-depth analysis of relevant content of the agrarian issue, revealing a negligence with the contradictions of capitalism in the countryside. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Questão agrária | pt_BR |
dc.subject | Soberania alimentar | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Agrarian question | pt_BR |
dc.subject | Food sovereignty | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA | pt_BR |
dc.title | A questão agrária no ensino médio: um estudo sobre a soberania alimentar em livros didáticos de uma escola em Delmiro Gouveia/AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A reflexão sobre a soberania alimentar no Brasil impõe uma revelação perturbadora: apesar de o país ser um produtor e exportador de alimentos, possui uma população gritante de subalimentados, evidenciando uma prática desigual e contraditória. O poder das grandes corporações que controlam a produção alimentar cresceu demasiadamente com a redefinição do papel do Estado em razão das políticas neoliberais. Contudo, não é com a eliminação da fome e com a oferta de alimentos nutritivos, mas com a reprodução do capital. Refletindo como o alimento chega até a mesa do cidadão, perpassamos por algumas indagações que nem sempre são esclarecidas no nosso cotidiano, sobretudo na escola. Levando em consideração a importância do saber que é socializado em sala de aula, ou por intermédio do ensinar, este trabalho tem como objetivo geral analisar a soberania alimentar e como esta é veiculada no livro didático da fase final da Educação Básica. O presente trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica sobre a soberania alimentar no Brasil, além de uma apreciação e abordagem nos conteúdos que os livros didáticos oferecem para estudo em classe. Como resultado final, após a apreciação dos livros didáticos, foi constatada a falta de abordagem crítica de determinados assuntos e/ou ausência de aprofundamento da análise acerca de conteúdos relevantes da questão agrária, revelando uma negligência com as contradições do capitalismo no campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A questão agrária no ensino médio um estudo sobre a soberania alimentar em livros didáticos de uma escola em Delmiro GouveiaAL.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.