06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Leônidas de Santana-
dc.contributor.referee2Lima, Eduardo Neório-
dc.creatorNascimento, Derlaine Dias Gomes do-
dc.date.accessioned2024-11-18T20:21:48Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T20:21:48Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Derlaine Dias Gomes do. A questão agrária no ensino médio: um estudo sobre a soberania alimentar em livros didáticos de uma escola em Delmiro Gouveia/AL. 71 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14836-
dc.description.abstractReflection on food sovereignty in Brazil imposes a disturbing revelation: despite the fact that the country is a food producer and exporter, it has a screaming population of undernourished people, evidencing an unequal and contradictory practice. The power of the large corporations that control food production has grown enormously with the redefinition of the role of the State due to neoliberal policies. However, it is not with the elimination of hunger and the provision of nutritious food, but with the reproduction of capital. Reflecting on how food reaches the citizen's table, we go through some questions that are not always clarified in our daily lives, especially at school. Taking into account the importance of knowledge that is socialized in the classroom, or through teaching, this work has the general objective of analyzing food Sovereignty and how it is conveyed in the textbook of the final phase of Basic Education. The present work was structured from a bibliographic review on food sovereignty in Brazil, in addition to an appreciation and approach to the contents that textbooks offer for class study. As a final result, after reviewing the textbooks, it was found that there was a lack of critical approach to certain subjects and/or lack of in-depth analysis of relevant content of the agrarian issue, revealing a negligence with the contradictions of capitalism in the countryside.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.subjectSoberania alimentarpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAgrarian questionpt_BR
dc.subjectFood sovereigntypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIApt_BR
dc.titleA questão agrária no ensino médio: um estudo sobre a soberania alimentar em livros didáticos de uma escola em Delmiro Gouveia/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA reflexão sobre a soberania alimentar no Brasil impõe uma revelação perturbadora: apesar de o país ser um produtor e exportador de alimentos, possui uma população gritante de subalimentados, evidenciando uma prática desigual e contraditória. O poder das grandes corporações que controlam a produção alimentar cresceu demasiadamente com a redefinição do papel do Estado em razão das políticas neoliberais. Contudo, não é com a eliminação da fome e com a oferta de alimentos nutritivos, mas com a reprodução do capital. Refletindo como o alimento chega até a mesa do cidadão, perpassamos por algumas indagações que nem sempre são esclarecidas no nosso cotidiano, sobretudo na escola. Levando em consideração a importância do saber que é socializado em sala de aula, ou por intermédio do ensinar, este trabalho tem como objetivo geral analisar a soberania alimentar e como esta é veiculada no livro didático da fase final da Educação Básica. O presente trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica sobre a soberania alimentar no Brasil, além de uma apreciação e abordagem nos conteúdos que os livros didáticos oferecem para estudo em classe. Como resultado final, após a apreciação dos livros didáticos, foi constatada a falta de abordagem crítica de determinados assuntos e/ou ausência de aprofundamento da análise acerca de conteúdos relevantes da questão agrária, revelando uma negligência com as contradições do capitalismo no campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.