00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14818
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simuladores on-line de circuitos elétricos: potencial para o ensino de eletricidade
Autor(es): Melo, Bruno Yezzi Gomes de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Marcelo Felisberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, José Isnaldo de Lima
Resumo: Este estudo teve como principal intuito analisar a produção científica na área de Ensino de Física sobre os simuladores on-line sobre o tema da eletricidade publicada em artigos nacionais e internacionais entre 2005 e 2021. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), utilizando a ferramenta de pesquisa StArt (State of the Art trhoug Systematic Review) para desenvolver toda a busca literária sistemática na base de dados ACM, SciELO e Google Acadêmico. Foi usado como strings de busca: circuitos elétricos, simuladores, eletricidade e ensino de física. A amostra constitui-se no total cinquenta e cinco trabalhos selecionados. As publicações analisadas descrevem o uso de simuladores de circuitos elétricos sendo utilizados para o ensino de eletricidade para alunos do ensino básico, externando o desempenho dos discentes, a performance dos docentes e a contribuição positiva para o ensino-aprendizagem dos grupos analisados. Nos trabalhos realizados, foram feitas análises de conhecimento prévio dos estudantes sobre o conteúdo ministrado, precedentemente a apresentação dos simuladores, e a compreensão, posterior ao uso do simulador, dos conceitos e leis da Natureza. Os periódicos analisados estão enquadrados no Qualis Periódicos, certificando assim a qualidade do mesmo. Ficou evidente, em todos os trabalhos selecionados, que após o uso dos simuladores, sendo os mais relevantes PhET (Physics Education Technology) da Universidade de Colorado e Every Circuit, os alunos conseguiram aplicar e compreender melhor as leis e princípios da eletricidade que frequentemente estão sujeitos, confirmando então, a contribuição positiva destas ferramentas para o aperfeiçoamento didático do professor e estudo do educando.
Abstract: This study aimed to analyze the scientific production in the area of Physics Teaching on online simulators on the subject of electricity published in national and international articles between 2005 and 2021. A Systematic Literature Review (SLR) was carried out, using the search tool StArt (State of the Art through Systematic Review) to develop the entire systematic literary search in the ACM, SciELO and Google Scholar database. It was used as search strings: electrical circuits, simulators, electricity and physics teaching. The sample constitutes a total of fifty-five selected works. The analyzed publications describe the use of electrical circuit simulators being used for teaching electricity to basic education students, expressing the students' performance, the teachers' performance and the positive contribution to the teachinglearning of the analyzed groups. In the works carried out, analyzes were made of the students' prior knowledge about the content taught, preceding the presentation of the simulators, and the understanding, after using the simulator, of the concepts and laws of Nature. The periodicals analyzed are included in Qualis Periódicos, thus certifying its quality. It was evident, in all the selected works, that after using the simulators, the most relevant being PhET (Physics Education Technology) from the University of Colorado and Every Circuit, the students were able to apply and better understand the laws and principles of electricity that are often subjects, thus confirming the positive contribution of these tools for the teacher's didactic improvement and student's study.
Palavras-chave: Simulação (Aprendizagem)
Física - Estudo e ensino
Simuladores
Eletricidade
Aperfeiçoamento Didático
Simulators
Physics Teaching
Electricity
Didactic Improvement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: MELO, Bruno Yezzi Gomes de. Simuladores on-line de circuitos elétricos: potencial para o ensino de eletricidade. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14818
Data do documento: 30-jan-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simuladores on-line de circuitos elétricos_potencial para o ensino de eletricidade.pdfSimuladores on-line de circuitos elétricos: potencial para o ensino de eletricidade725.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.