00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14817
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequência de ensino investigativo sobre efeitos da luz nos materiais: produção e validação
Autor(es): Angelo, Thais da Silva
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Nelson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Alana Priscila Lima de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a temática do efeito da luz nos materiais no 3º ano do ensino fundamental. Dessa forma, foi desenvolvida e validada uma Sequência de Ensino Investigativo - SEI, abordando os conteúdos do efeito da luz nos materiais, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular apresenta esse tema como um dos objetos de conhecimento da unidade temática Matéria e Energia do 3º ano. A presente pesquisa apresenta caráter qualitativo e se caracteriza por ser empírica, subjetiva e possibilitar ao pesquisador interpretar a fala dos entrevistados. Como objetivo de pesquisa buscamos realizar a proposição e validação de uma atividade didática de natureza investigativa para ensino de luz e cores nos anos iniciais do ensino fundamental. Para validação, a sequência de ensino desenvolvida foi aplicada com 18 alunos de uma turma do 8° período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários. Após a aplicação da sequência, foi solicitado que os participantes produzissem contos literários sobre as temáticas abordadas na SEI. Os dados dos questionários e os contos produzidos foram analisados e os resultados evidenciaram que a sequência de ensino investigativo elaborada se mostrou como uma ótima ferramenta para o ensino de ciências, na turma em questão, e que o método de ensino investigativo estimula a curiosidade, os questionamentos e a interação com a turma.
Abstract: This work aims to discuss the topic of the effect of light on materials in the 3rd year of elementary school. In this way, an Investigative Teaching Sequence - SEI was developed and validated, addressing the contents of the effect of light on materials, since the National Common Curricular Base presents this topic as one of the objects of knowledge of the thematic unit Matter and Energy of the 3rd year. This research is qualitative in nature and is characterized by being empirical, subjective and enabling the researcher to interpret the interviewees' speech. As a research objective, we seek to propose and validate a didactic activity of an investigative nature for teaching light and colors in the early years of elementary school. For validation, the developed teaching sequence was applied to 18 students from a class in the 8th period of the pedagogy course at the Federal University of Alagoas - UFAL. As a data collection instrument, questionnaires were used. After applying the sequence, participants were asked to produce literary stories about the themes covered in the SEI. The data from the questionnaires and the stories produced were analyzed and the results showed that the investigative teaching sequence developed proved to be a great tool for teaching science in the class in question, and that the investigative teaching method stimulates curiosity, questions and interaction with the class.
Palavras-chave: Métodos de ensino
Ensino investigativo
Física - Estudo e ensino
Luz
Cores
Sequência de ensino investigativo
Anos iniciais
Physics teaching
Light
Colors
Investigative teaching sequence
Early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: ANGELO, Thais da Silva. Sequência de ensino investigativo sobre efeitos da luz nos materiais: produção e validação. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14817
Data do documento: 29-mai-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência de ensino investigativo sobre efeitos da luz nos materiais_produção e validação.pdfSequência de ensino investigativo sobre efeitos da luz nos materiais: produção e validação6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.