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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14808
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leduca: processos de design ux/ui na prototipação de um produto digital para potencializar o aprendizado de crianças do ensino fundamental 1 |
Autor(es): | Amorim, Amanda Nayara Santos, Laís Caroline dos |
Primeiro Orientador: | Mazzini Júnior, Edu Grieco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Mariana Petróvana Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Aline da Silva Oliveira |
Resumo: | Em um mundo regido pela revolução sem volta de avanços tecnológicos, onde a sociedade se vê acelerada e hiperconectada, a atividade humana se vê cada vez mais dependente de tecnologias digitais. Crianças já nascem inseridas em contextos de uma cultura socialmente integral de consumo e necessidades por informação, comunicação e interação. Apesar de questionáveis em pontos específicos, o processo de avanços tecnológicos constantes e a curto prazo permitiram que tais tecnologias de informação e comunicação fossem popularizadas para muito além, movendo-se também nos territórios educacionais dentro e fora de sala de aula. Se a infância é pautada em realidades e culturas digitais onde a educação é compreendida na relação espaço real e virtual, abordar assuntos como o Design de Experiência do Usuário na tentativa de adequar interfaces às características e necessidades de um público se torna essencial quando este público em questão é o infantil - é imprescindível colocar estes usuários no centro dos processos de desenvolvimento de interfaces que irão repercutir diretamente em seu amadurecimento cognitivo-emocional e moldar suas motivações para aperfeiçoar suas habilidades e inteligências. Nesse contexto, o uso de jogos com conteúdos lúdicos é recomendado, contanto que proporcione aprendizado fácil, eficiente e agradável. É aqui que os princípios do Design de Experiência do Usuário e de elaboração de Interfaces permitem projetar experiências de uso positivas, considerando aspectos de usabilidade de modo a favorecer o usuário em suas atividades. Este trabalho de conclusão de curso parte desta temática para aprofundar-se nos conceitos teóricos a respeito dos temas e subtemas que subsidiarão atingir seu objetivo principal: desenvolver um protótipo de artefato digital educativo e lúdico, que potencialize o aprendizado de crianças do Ensino Fundamental 1, estimulando o desejo por conhecimento através de atividades interativas que focam no aprimoramento de aspectos cognitivos como atenção, disciplina e confiança a partir de um ambiente prazeroso, planejado e motivador. |
Abstract: | In a world governed by the irreversible revolution of technological advancements, where society finds itself accelerated and hyperconnected, human activity seems increasingly dependent on digital technologies. Children born already into contexts of a socially integral culture of consumption and needs for information, communication and interaction. Despite questionable on specific points, the constant and short-term process of technological advances has popularized such information and communication technologies far beyond, also penetrating educational realms inside and outside classrooms. If childhood is shaped by digital realities and cultures where education is understood through the real-virtual space relationship, addressing issues like User Experience Design to tailor interfaces to the particularities and needs of the target audience becomes essential when this audience is children - it is indispensable to place these users at the center of interface development processes that will directly impact their cognitive-emotional growth and shape their motivation to improve skills and intelligences. In this sense, using games with playful contents is recommended, as long as they provide easy, efficient and enjoyable learning experiences. This is where the principles of User Experience Design and Interfaces Development allow us to design positive user experiences, considering usability aspects in a way to benefit user activities. This undergraduate thesis delves into this theme to explore its theoretical concepts regarding the themes and subthemes that will support achieving its main objective: developing a prototype of an educational and playful digital artifact that enhances the learning of children in Elementary School 1, stimulating the desire for knowledge through interactive activities that focus itself on improving cognitive aspects such as attention, discipline and confidence in a pleasant, planned and motivating environment. |
Palavras-chave: | Design — Estudo e ensino Ensino fundamental Interfaces graficas — Usabilidade Artefato digital Aprendizado Ux Design UI Design Interaction Design User Experience Design Usability Graphic Interfaces Education Learning Digital artifact |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Design - Bacharelado |
Citação: | AMORIM, Amanda Nayara; SANTOS, Lais Caroline dos. Leduca: processos de design ux/ui na prototipação de um produto digital para potencializar o aprendizado de crianças do ensino fundamental 1 . 2024. 203 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14808 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
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Leduca - Processos de Design UX-UI na prototipação de um produto digital para potencializar o aprendizado de crianças do Ensino Fundamental 1.pdf | 18.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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