00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082641028014994pt_BR
dc.contributor.referee1Ramires, Sylvio Marinho da Pureza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824652926282809pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.creatorSantos, Jorge Rodrigo Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3442914934520462pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T20:42:20Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-13T20:42:20Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jorge Rodrigo Gomes. "Condenados a viver do que cantar": o discurso dos/sobre o trabalho de musicistas em Alagoas. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14801-
dc.description.abstractIn this work we propose to perform the analysis of the discursivity of Djavan materialized in the song “Alagoas”, released in 1978, whose sense effects put into play explain the challenges for which Alagoan musicians need to submit so that they can make history, find work and stay alive artistically. In the song, the discursive subject, through the conditions of production of the discourse of the music “Alagoas”, triggers memories that make us reflect on the discouraging factors with which the musician needs to deal so that his professional practice can be effective. The corpus of the research dates back to the position of the discursive subject facing the challenges found in Alagoas to be able to stay alive as an artist. The question was a paradox: “he had to die in order to live”. We take as a theoretical and methodological basis the French Discourse Analysis from the theoretical reflections of Michel Pêcheux. It is in the Pecheutian Discourse Analysis the necessary foundation to grasp the meanings of the discourses produced by Alagoas musicians during the constitution of the state’s professional musical scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMusicistas-Alagoaspt_BR
dc.subjectSujeito do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectMusicians-Alagoaspt_BR
dc.subjectSubject of speechpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.title"Condenados a viver do que cantar": o discurso dos/sobre o trabalho de musicistas em Alagoaspt_BR
dc.title.alternative"Condemned to live rather than sing": the discourse of/about the work of musicians in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho nos propomos a realizar a análise da discursividade do Djavan materializada na música “Alagoas”, lançada em 1978, cujos efeitos de sentido colocados em jogo explicitam os desafios aos quais os musicistas alagoanos precisam se submeter para que possam fazer história, encontrar trabalho e manterem-se vivos artisticamente. Na canção, o sujeito discursivo, através das condições de produção do discurso dos/sobre [o trabalho de] musicistas na música “Alagoas”, aciona memórias que nos fazem refletir sobre os fatores desestimulantes com os quais o musicista precisa lidar para que sua prática profissional possa ser efetivada. O corpus da pesquisa remonta à tomada de posição do sujeito discursivo face aos desafios encontrados em Alagoas para poder permanecer vivo como artista. A questão que se colocou foi um paradoxo: “teve que morrer para poder viver”. Tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso de linha francesa, a partir das reflexões teóricas de Michel Pêcheux. Encontra-se na Análise do Discurso pecheutiana a fundamentação necessária para apreender os sentidos dos discursos produzidos pelos musicistas alagoanos durante a constituição do cenário musical do Estado, na perspectiva do trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Condenados a viver do que cantar o discurso dossobre o trabalho de musicistas em Alagoas.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.