Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PIBID e PRP no curso de história : uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024) |
Autor(es): | Lima Júnior, José Roberto Silva de |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Antônio Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Anderson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Danilo Luiz |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar questões acerca da formação docente em Alagoas, destacando a dicotomia entre teoria e prática e sua influência na fragilização do processo de ensino e aprendizagem. Introduz os programas PIBID e PRP como tentativas de superar essa separação, inserindo licenciandos do curso de história no ambiente escolar. Explora as mudanças políticas que influenciaram esses programas e examina sua importância na formação de professores, visando uma educação mais próxima das demandas contemporâneas. O estudo inclui relatos pessoais do autor, refletindo sobre sua participação nos programas e destacando a integração entre teoria e prática na formação docente. O trabalho visa ainda analisar as contribuições dos programas e identificar possíveis lacunas e desafios para sua execução, visando melhorias e aprimoramentos. |
Abstract: | This work seeks to analyze issues surrounding teacher training in Alagoas, highlighting the dichotomy between theory and practice and its influence on weakening the teaching and learning process. It introduces the PIBID and PRP programs as attempts to overcome this separation, inserting history course graduates into the school environment. It explores the political changes that influenced these programs and examines their importance in teacher training, aiming for education that is closer to contemporary demands. The study includes personal accounts from the author, reflecting on his participation in the programs and highlighting the integration between theory and practice in teacher training. The work also aims to analyze the contributions of the programs and identify possible gaps and challenges for their execution, aiming for improvements and enhancements. |
Palavras-chave: | História Ensino e aprendizagem Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Brasil) Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. History Teaching and learning Teacher training PIBID PRP |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | LIMA JÚNIOR, José Roberto Silva de. O PIBID e PRP no curso de história: uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024). 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778 |
Data do documento: | 4-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PIBID e PRP no curso de história uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024).pdf | 955.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.