00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PIBID e PRP no curso de história : uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024)
Autor(es): Lima Júnior, José Roberto Silva de
Primeiro Orientador: Bezerra, Antônio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Anderson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Danilo Luiz
Resumo: O presente trabalho busca analisar questões acerca da formação docente em Alagoas, destacando a dicotomia entre teoria e prática e sua influência na fragilização do processo de ensino e aprendizagem. Introduz os programas PIBID e PRP como tentativas de superar essa separação, inserindo licenciandos do curso de história no ambiente escolar. Explora as mudanças políticas que influenciaram esses programas e examina sua importância na formação de professores, visando uma educação mais próxima das demandas contemporâneas. O estudo inclui relatos pessoais do autor, refletindo sobre sua participação nos programas e destacando a integração entre teoria e prática na formação docente. O trabalho visa ainda analisar as contribuições dos programas e identificar possíveis lacunas e desafios para sua execução, visando melhorias e aprimoramentos.
Abstract: This work seeks to analyze issues surrounding teacher training in Alagoas, highlighting the dichotomy between theory and practice and its influence on weakening the teaching and learning process. It introduces the PIBID and PRP programs as attempts to overcome this separation, inserting history course graduates into the school environment. It explores the political changes that influenced these programs and examines their importance in teacher training, aiming for education that is closer to contemporary demands. The study includes personal accounts from the author, reflecting on his participation in the programs and highlighting the integration between theory and practice in teacher training. The work also aims to analyze the contributions of the programs and identify possible gaps and challenges for their execution, aiming for improvements and enhancements.
Palavras-chave: História
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Brasil)
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica.
History
Teaching and learning
Teacher training
PIBID
PRP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: LIMA JÚNIOR, José Roberto Silva de. O PIBID e PRP no curso de história: uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024). 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778
Data do documento: 4-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.