00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14766
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Analise comparativa entre os projetos pedagógicos do curso de licenciatura em educação física do Instituto de Educação Física e Esporte — UFAL (2006 a 2019)
Autor(es): Cavalcante, Risonalva Costa da Silva
Primeiro Orientador: Paz, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão do curso foi realizar uma análise comparativa entre o antigo Projeto Pedagógico (PPC) de 2006 e o atual PPC de 2019 do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nosso propósito foi evidenciar as possíveis melhorias na formação dos professores que essa reestruturação curricular pode oferecer. Com as análises buscamos compreender se a reestruturação da matriz curricular com o reposicionamento e ordenação das disciplinas ofereceram contribuições no aprimoramento das habilidades e compreensão crítica dos estudantes em suas áreas de atuação, bem como avaliar quais as disciplinas que ampliaram a sua oferta, aspectos que consideramos possibilitar uma contribuição na formação dos professores de Educação Física. Para compreender a estrutura curricular proposta, analisamos a composição dos semestres/períodos nos documentos que abrangem desde o conhecimento básico sobre o desenvolvimento do ser humano, a escola e o contexto socioeconômico e cultural, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares do Curso de Educação Física, até os conteúdos científico-culturais exigidos para os cursos de licenciatura e os conhecimentos específicos da área de atuação. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter documental.Com a análise identificamos que as áreas de concentração da atual proposta (PPC/2019), nas dimensões que compreendem a conexão entre teoria e prática através dos estágios apresentam ganhos para formação de professores, e que com a transição entre os projetos pedagógicos indicam que a formação dos estudantes numa perspectiva crítica e científica tem sido maior enfatizada, sobretudo, com as disciplinas pedagógicas. Como resultado identificou-se que a formação proposta no PPC de 2019 busca a integração entre teoria e prática, explorando o conhecimento sobre o ser humano, a cultura e a sociedade, abrangendo aspectos relacionados à filosofia, a psicologia, a antropologia, a cultura, a sociedade, a história e a produção científico-tecnológica. Por fim, como conclusão constatamos que as mudanças ocorridas na oferta de conteúdos para formação dos professores de Educação Física da UFAL, destacando as melhorias trazidas pelo novo PPC de 2019. Essa reflexão analítica sobre a importância da atualização curricular e o impacto dessas transformações na formação dos futuros profissionais que atuarão na Educação Básica foi fundamental para o aprimoramento contínuo do curso.
Abstract: The objective of this final project was to carry out a comparative analysis between the previous pedagogical Project (PPC) from 2006 and the current PPC from 2019 of the Physical Education Teaching Program at the Institute of Physical Education and Sports (IEFE) of the Federal University of Alagoas (UFAL). Our purpose was to highlight the potential improvements in teacher education that this curricular restructuring can offer. Through the analysis, we sought to understand whether the restructuring of the curriculum, with the repositioning and ordering of the subjects, can contribute to the enhancement of students' skills and critical understanding in their areas of expertise. We also aimed to evaluate which subjects have expanded their offerings, aspects that we believe can contribute to the education of Physical Education teachers. To comprehend the proposed curricular structure, we analyzed the composition of the semesters/periods in the documents that encompassed basic knowledge about human development, the school, and the socio-economic and cultural context, as established in the curricular guidelines of the Physical Education Program, as well as the scientific and cultural contents required for teaching programs and the specific knowledge of the field of action. As a result, we identified that the education proposed in the 2019 PPC seeks integration between theory and practice, exploring knowledge about human beings, culture, and society, encompassing aspects related to philosophy, psychology, anthropology, culture, society, history, and scientific-technological production. Methodologically, this study is of a qualitative nature and has a documentary character. Through the analysis, we identified that the areas of concentration in the current proposal (PPC/2019), within the dimensions that encompass the connection between theory and practice through internships, present gains in teacher education. Furthermore, the transition between the pedagogical projects indicates that the education of students from a critical and scientific perspective has been more emphasized, especially through the pedagogical subjects. In conclusion, we observed that the changes in the content offered for the education of Physical Education teachers at UFAL, highlighting the improvements brought by the new PPC in 2019. This analytical reflection on the importance of curriculum updating and the impact of these transformations on the education of future professionals who will work in Basic Education was fundamental for the continuous improvement of the program.
Palavras-chave: Projeto pedagógico
Educação física - UFAL
Análise comparativa
Pedagogical Project
Teaching Program
Physical Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: CAVALCANTE, Risonalva Costa da Silva. Análise comparativa entre os projetos pedagógicos do curso de licenciatura em educação física do Instituto de Educação Física e Esporte — UFAL (2006 a 2019) . 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14766
Data do documento: 27-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.