Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14758
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A remixagem de jogos digitais na educação física escolar : experiências na formação e na atuação profissional |
Autor(es): | Silva, Morgana Sthephanny de Vasconcelos Ramos da |
Primeiro Orientador: | Santos, Silvan Menezes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, José Ricardo Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Heloise Silva dos |
Resumo: | Este estudo destaca o potencial da remixagem de jogos digitais como um elemento da cultura do estudante de forma ressignificada, sendo inovador na educação física escolar, podendo promover estilos de vida ativos, sendo uma possível ferramenta eficaz para a tentativa de combate a evasão nas aulas práticas. A abordagem não só enriquece o processo educativo, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital contemporâneo. O objetivo deste estudo é compreender como a remixagem de games realizada em contextos da Educação Física faz intersecção com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Este é um estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, do tipo observação participante. Assim o definimos, pois, realizamos uma imersão plena em nove experiências de remixagem de jogos digitais na formação e na atuação em Educação Física. Realizamos uma caracterização sistemática do fenômeno estudado por meio do diário de campo. Os resultados indicam que a remixagem de jogos digitais pode ser uma estratégia eficaz para engajar os alunos e promover estilos de vida ativos. Os benefícios incluem a redução do tempo de interação com dispositivos móveis, o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, e a promoção da interação social e do fair play. Além disso, o estudo destaca a importância da formação de professores na incorporação de práticas pedagógicas inovadoras e acessíveis na educação física escolar. A pesquisa aponta para o potencial da remixagem de jogos digitais na educação física escolar, destacando a importância da formação de professores e da escolha criteriosa de jogos adequados às necessidades dos alunos. |
Abstract: | This study highlights the potential of digital game remixing as a redefined element of student culture, innovatively integrated into physical education, capable of promoting active lifestyles, and serving as a possible effective tool in combating absenteeism in practical classes. The approach not only enriches the educational process but also prepares students to face the challenges of the contemporary digital world. The aim of this study is to understand how game remixing, carried out in Physical Education contexts, intersects with the Brazilian Media Education Strategy. This is a qualitative, descriptive, and exploratory study, employing participant observation. Thus, we define it, as we fully immersed ourselves in nine experiences of digital game remixing in Physical Education training and practice. We systematically characterized the studied phenomenon through field notes. The results indicate that digital game remixing can be an effective strategy to engage students and promote active lifestyles. Benefits include reduced interaction time with mobile devices, the development of motor and cognitive skills, and the promotion of social interaction and fair play. Furthermore, the study highlights the importance of teacher training in incorporating innovative and accessible pedagogical practices into school physical education. The research points to the potential of digital game remixing in school physical education, emphasizing the importance of teacher training and the careful selection of games tailored to students' needs. |
Palavras-chave: | Jogos digitais - Remixagem Educação física Remixing Digital Games Physical Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Morgana Sthephanny de Vasconcelos Ramos da. A remixagem de jogos digitais na educação física escolar: experiências na formação e na atuação profissional. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14758 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A remixagem de jogos digitais na educação física escolar experiências na formação e na atuação profissional.pdf | 883.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.