00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14748
Tipo: Dissertação
Título: Discurso e mídia: os efeitos de sentido no discurso radiofônico
Título(s) alternativo(s): Discourse and media: the sense effects of radiofonic discourse
Autor(es): Manzoni, Ahiranie Sales dos Santos
Primeiro Orientador: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee2: Florêncio, Ana Maria Gama
Resumo: O nosso trabalho, vinculado a linha de pesquisa da análise do discurso, propõe um estudo sobre os efeitos de sentido no discurso radiofônico. Partindo do princípio de que os sentidos não estão vinculados a literalidade das palavras, nos apoiamos em Pêcheux para dizer que eles podem sempre se tornar outros. Nossa dissertação está dividida em três capítulos: no primeiro, apresentamos um corpo teórico-metodológico da Análise do discurso francesa trazendo os elementos fundamentais definidos por Pêcheux, Orlandi, Teixeira, entre outros. No segundo, elaboramos todo contexto que permite que tenhamos acesso às condições de produção do discurso, às quais podemos citar: os meios de comunicação de massa, a cultura de massa e um percurso histórico sobre o rádio. E no terceiro capítulo trazemos, enfim, as análises, cujo corpus foi constituído a partir de um programa selecionado da rádio Gazeta FM de Alagoas, identificando efeitos de sentido predominantes no discurso radiofônico, tais como, efeito de individualização, verdade, singularização, credibilidade, personificação, entre outros, que demonstram os interesses mercadológicos do rádio.
Abstract: Our work, affiliated the line of research of the Discourse Analysis, it proposes a study on the sense effects in the radiofonic discourse. Assuming that the senses are not linked the literality of the words, we leaned on in Pêcheux to say that the senses are always able to becomeothers. Our thesis is divided into three chapters: the first, we present a theoretical and methodological French Discourse Analysis bringing the defined fundamental elements for Pêcheux, Orlandi, Teixeira, among others. In the second, we make every context in which we have access to the conditions of discourse production, which we can mention: the means of mass communication, mass culture and a historical background on the radio.And in the third chapter we bring, finally, the analyses, whose corpus was constituted from a selected program of the radio Gazeta FM of Alagoas identifying the sense effects prevalent in radiofonic discourse, such as effect of individualization, truth, uniqueness, credibility , personification, among others, that demonstrate the market interest in radio.
Palavras-chave: Discurso
Cultura de massa
Rádio e efeitos de sentido
Rádio - Programas
Análise do discurso
Discourse
Mass culture
Radio and sense effects
Radio - Programs
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MANZONI, Ahiranie Sales dos Santos. Discurso e mídia: os efeitos de sentido no discurso radiofônico. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14748
Data do documento: 11-fev-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discurso e mídia os efeitos de sentido no discurso radiofônico.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.