00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Análise de erros em textos escritos por aprendizes teutofônicos de português como segunda língua
Autor(es): Oliveira, Alexandre Melo de
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Payão, Luzia Miscow da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Januacele Francisca da
Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha investigativa de Linguística Aplicada (LA), mais precisamente, no ramo de Análise de Erros (AE) e objetiva analisar os erros que usuários nativos de alemão (L1) cometem no aprendizado do português como língua estrangeira (PLE). Para isso, analisamos textos escritos produzidos por sete estudantes teutofônicos de PLE em uma escola de línguas em Maceió e identificamos os erros por eles cometidos. Há vários critérios para se definir erro linguístico. Aqui se entende como um desvio do sistema linguístico e /ou como inadequação situacional na LE (cf. Kleppin, 2007). Este trabalho se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos de Corder (1981), Hufeisen & Neuner (2007), Kleppin (2007) e Figueiredo (2004). Procuramos identificar esses erros, sua classificação, frequência e suas possíveis causas (interferências de L1 ou outra LE). Os resultados que obtivemos mostram que há mais erros ortográficos que morfossintáticos e de escolha léxico-semântica. No corpus analisado, os erros ortográficos foram responsáveis por 60,90% do total de erros, seguidos por 30,45% dos erros morfossintáticos e por 8,65% dos erros léxico-semânticos. Quanto à interferência de L1 e/ou LE, chegamos à conclusão de que 14,42% dos erros foram influenciados pela L1 e 33,01% dos erros foram desencadeados por uma ou mais LE (principalmente do espanhol). Esses resultados apontam que os aprendizes em causa usaram mais frequentemente a estrutura de uma língua românica que aprenderam do que a própria língua materna (o alemão).
Abstract: This research is part of the investigative line of Applied Linguistics (AL), more precisely, in the field of Error Analysis (EA) and aims at analyzing errors that native users of German (L1) make when learning Portuguese as a foreign language (PFL). To do this, we analyzed written texts produced by seven German speaking students of PFL at a language school in Maceió and identified the errors they have committed. There are several criteria to define linguistic error. Here it is understood as a deviation from the linguistic system and / or as a situational inadequacy in the FL (cf. Kleppin, 2007). This work is based on the theoretical and methodological foundations laid down by Corder (1981), Hufeisen & Neuner (2007), Kleppin (2007) and Figueiredo (2004). We sought to identify these errors, classify them, and determine their frequency and possible causes (interference from L1 or FL). The results that we obtained show that there are more spelling errors than morphosyntactic and lexicalsemantic ones. In the corpus we examined the misspellings were responsible for 60.90% of total errors, followed by 30.45% of morphosyntactic errors and 8.65% of the lexical-semantic errors. As for the interference of L1 and / or FL, we found that 14.42% of errors were influenced by L1 and 33.01% of errors were triggered by one or more LE (mainly Spanish). These results show that the learners in question used more frequently the structure of a Romance language that they had learned than their own native language (German).
Palavras-chave: Interlíngua
Ensino de português como segunda língua
Português – Análise de erros
Falantes de alemão
Teaching Portuguese as a second language
Portuguese – Error analysis
German speakers
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: OLIVEIRA, Alexandre Melo de. Análise de erros em textos escritos por aprendizes teutofônicos de português como segunda língua. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14746
Data do documento: 6-set-2011
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