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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14721
Tipo: | Tese |
Título: | A inclusão e o programa residência pedagógica: reflexões e vivências de licenciandas em pedagogia em tempos de pandemia (Covid-19) |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion and the educational residency program: reflections and experiences of undergraduate students in pedagogy during the (Covid-19) pandemic |
Autor(es): | Silva, Samara Cavalcanti da |
Primeiro Orientador: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carmo, Bruno Cleiton Macedo do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Soares, Júlio Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee4: | Brasileiro, Regina Maria de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Alves, Maria Dolores Fortes |
Resumo: | A presente pesquisa discutiu as vivências construídas no Programa Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva da pesquisa crítica de colaboração e da Educação Inclusiva, durante o período de isolamento social provocado pela pandemia (Covid-19). Intenta-se analisar como as experiências vivenciadas no PRP contribuíram na formação inicial das licenciandas em Pedagogia de uma universidade pública estadual, no tocante à Educação Inclusiva. Constituem os objetivos específicos: (1) apreender as significações acerca da inclusão apresentadas no PRP; (2) investigar como as práticas propostas no âmbito do PRP, a partir da pesquisa crítica de colaboração, podem suscitar o desenvolvimento de experiências inclusivas; e, por fim, (3) apreender os limites e as possibilidades das experiências inclusivas vivenciadas no PRP, com base na colaboração crítica, na formação inicial das residentes. As discussões foram pautadas pela psicologia sócio-histórica e por outros referenciais fundamentais para a temática. A pesquisa realizada foi do tipo crítica de colaboração, com 14 participantes vinculadas ao curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição estadual do Nordeste. A produção de dados se deu a partir de entrevistas, sessões reflexivas (individuais e coletivas), gravadas em áudio e vídeo, via Meet, além da análise documental do projeto institucional, relatórios finais e cartas produzidas pelas participantes. O corpus empírico foi construído entre os meses de dezembro de 2021 e abril de 2022, e a análise utilizou os núcleos de significação e a de conteúdo temática, organizados em cinco manuscritos. No primeiro, intitulado “Inclusão e o Programa Residência Pedagógica: significações de licenciandas sobre a inclusão do público-alvo da educação especial”, evidencia-se que as participantes possuem significações que focalizam a perspectiva clínica da pessoa com deficiência. O segundo, “O Programa Residência Pedagógica e a Inclusão na escola: significações sobre as práticas observadas em tempos de pandemia (Covid-19)”, aponta para as significações que focalizam os processos de exclusão vivenciados por muitos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). O terceiro, “Educação inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a pandemia: reflexões sobre as práticas”, aborda as diferentes práticas desenvolvidas na escola campo do PRP, com e sem adaptações específicas, bem como o trabalho solo e a responsabilização do docente e das estudantes nas vivências na PRP. Já o quarto manuscrito, “O Programa Residência Pedagógica e a Inclusão: o (re)pensar das residentes sobre as práticas vivenciadas”, apresenta o reconhecimento da exclusão vivenciada pelos estudantes PAEE nas escolas campo do PRP e, além de reconhecer a importância da pesquisa, aponta que não foi suficiente para o desenvolvimento de práticas inclusivas no PRP. Por fim, o último manuscrito, intitulado “Inclusão e o Programa Residência Pedagógica (PRP): reflexões sobre os relatórios e cartas produzidas pelas residentes”, destaca os limites e as possibilidades no sentido do estudo da inclusão ao longo do PRP e, ainda, remete ao silenciamento, em algumas cartas e relatórios, acerca das práticas, inclusão e exclusão do PAEE na escola campo do PRP. Em síntese, apreende-se que as experiências vivenciadas no PRP foram importantes para o contato e o desenvolvimento de práticas com os estudantes do PAEE, para a maioria das participantes da pesquisa. Entretanto, as experiências no PRP e na pesquisa crítica de colaboração não foram suficientes para transformar a realidade imposta pelo distanciamento social e alcançar de forma efetiva uma prática inclusiva no espaço da escola campo do PRP durante a pandemia (Covid-19). |
Abstract: | This current study discussed the experiences built in the Pedagogical Residency Program (PRP), from the perspective of critical collaborative research and Inclusive Education, during the period of social isolation caused by the (Covid-19) pandemic. The intention here is to analyze how the experiences lived in the PRP contributed to the initial training of undergraduates in Pedagogy at a state public university, with regard to Inclusive Education. The specific objectives are: (1) to understand the meanings about inclusion presented in the PRP; (2) to investigate how the practices proposed within the PRP, from critical research collaboration, may give rise lead to development of inclusive experiences; and finally, (3) to investigate the limits and possibilities of the inclusive experiences experienced in the PRP, based on critical collaboration, in the initial training of residents. The discussions were implemented by sociohistorical psychology and other fundamental references for the topic. This was a critical research in collaboration, a total of 14 participants linked to the Degree in Pedagogy course of a state institution in the Brazilian northeastern. Data production was based on interviews, reflective sessions (individual and collective), via Meet, with audio and video recording, in addition to the documental analysis of the institutional project, final reports and licences produced by the participants. The empirical corpus was built from December 2021 and April 2022, and the analysis used the significance's centers and thematic content, organized in five manuscripts. In the first, entitled "Inclusion and the Pedagogical Residency Program: meanings of undergraduates on the inclusion of the target-audience of special education", it is evident that the participants have meanings that focus on the clinical perspective of the person with disabilities. The second, "Pedagogical Residency Program and School Inclusion: meanings about the practices observed in times of (Covid-19) pandemic", indicates to the meanings that focus on the exclusion processes experienced by many students Target-Audience of Special Education (PAEE). The third, "Inclusive education, Pedagogical Residency Program and the pandemic: reflections on practices", it broaches the different practices developed in the PRP rural school, with and without specific adaptations, as well as the solo work and the responsibility for teachers and students in the experiences in the PRP. The fourth manuscript, “Pedagogical Residency Program and Inclusion: (re)thinking of residents about the practices experienced”, presents the recognition of the experienced exclusion by PAEE students in PRP rural schools and, in addition, recognizing the importance of the research, but they are not enough to development of experience inclusion in the PRP’s practices. Finally, the last manuscript, entitled “Inclusion and the Pedagogical Residency Program (PRP): reflections on the reports and licences produced by the residents”, draws attention to the limits and possibilities in the direction of inclusion's study over the PRP and also refers to the silencing, in some licences and reports, about the practices, inclusion and exclusion of the PAEE in the PRP school rural. In summary, it is understand that the experiences lived in the PRP were important for the contact and development of practices with PAEE students, for most of the research participants. However, the experiences in the PRP and critical collaboration research were not enough to transform the reality imposed by social distancing and effectively achieve an inclusive practice in the PRP rural school space during the (Covid-19) pandemic. RESUMEN______Esta investigación discutió las experiencias construidas en el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), desde la perspectiva de la investigación colaborativa crítica y la Educación Inclusiva, durante el período de aislamiento social provocado por la pandemia (Covid-19). El objetivo es analizar cómo las experiencias en el PRP contribuyeron a la formación inicial de los graduados de Pedagogía de una universidad pública del estado, en referencia a Educación Inclusiva. Los objetivos específicos son: (1) comprender los significados sobre inclusión presentados en el PRP; (2) investigar cómo las prácticas propuestas en el ámbito del PRP, basadas en investigación colaborativa crítica, pueden fomentar el desarrollo de experiencias inclusivas; y, finalmente, (3) comprender los límites y las posibilidades de las experiencias inclusivas vividas en el PRP, a partir de la colaboración crítica, en la formación inicial de los residentes. Las discusiones estuvieron guiadas por la psicología sociohistórica y otros referentes fundamentales para el tema. La investigación realizada fue de carácter colaborativo crítico, con 14 participantes vinculados al curso de Licenciatura en Pedagogía de una institución del estado del Nordeste. La producción de datos se basó en entrevistas, sesiones de reflexión (individuales y colectivas), grabadas en audio y video, vía Meet, además de análisis documental del proyecto institucional, informes finales y cartas elaboradas por los participantes. El corpus empírico se construyó entre los meses de diciembre de 2021 y abril de 2022, y el análisis utilizó los núcleos de significado y contenido temático, organizados en cinco manuscritos. En el primero, titulado “Inclusión y Residencia Pedagógica: significados de estudiantes graduados en licenciatura sobre la inclusión del público objetivo de la educación especial”, se evidencia que los participantes tienen significados que enfocan la perspectiva clínica de las personas con discapacidad. El segundo, “El Programa de Residencia Pedagógica y la Inclusión en la escuela: significados sobre las prácticas observadas en tiempos de pandemia (Covid-19)”, apunta a los significados que se centran en los procesos de exclusión que viven muchos estudiantes Público Objetivo de Educación Especial (PAEE). El tercero, “La educación inclusiva, el Programa de Residencia Pedagógica y la pandemia: reflexiones sobre las prácticas”, aborda las diferentes prácticas desarrolladas en la escuela de campo del PRP, con y sin adaptaciones específicas, así como el trabajo individual y la responsabilización del docente y personal de los estudiantes en sus experiencias en el PRP. El cuarto manuscrito, “La Residencia Pedagógica y la Inclusión: el (re) pensamiento de los residentes sobre las prácticas vividas”, presenta el reconocimiento de la exclusión vivida por los estudiantes del PAEE en las escuelas de campo del PRP y, además de reconocer la importancia de la investigación, Señala que no fue suficiente desarrollar prácticas inclusivas en el PRP. Finalmente, el último manuscrito, titulado “La inclusión y el Programa de Residencia Pedagógica (PRP): reflexiones sobre los informes y cartas elaboradas por los residentes”, resalta los límites y posibilidades en el estudio de la inclusión a lo largo del PRP y, además, se refiere a la silenciamiento, en algunas cartas e informes, sobre las prácticas, inclusión y exclusión del PAEE en la escuela de campo del PRP. En resumen, se percibe que las experiencias vividas en el PRP fueron importantes para el contacto y el desarrollo de prácticas con los estudiantes del PAEE, para la mayoría de los participantes de la investigación. Sin embargo, las experiencias en PRP y la investigación colaborativa crítica no fueron suficientes para transformar la realidad impuesta por el distanciamiento social y lograr efectivamente una práctica inclusiva en el espacio de la escuela de campo del PRP durante la pandemia (Covid-19). |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Pedagogia - Formação inicial Covid-19 Práticas de aprendizagem integradoras Pedagogy Exclusion Inclusive Education Initial training Pedagogía Exclusión Educación inclusiva Formación inicial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Samara Cavalcanti da. A inclusão e o programa residência pedagógica: reflexões e vivências de licenciandas em pedagogia em tempos de pandemia (Covid-19). 2024. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14721 |
Data do documento: | 14-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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