Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14698
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O conceito de cidadania nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). |
Autor(es): | Silva, Taís da |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Maria Cícera da Silva |
Resumo: | As discussões sobre cidadania durante a formação na Educação Básica são fundamentais para orientar as práticas cidadãs cotidianas dos jovens estudantes, especialmente na etapa do Ensino Médio. Este trabalho de métodos qualitativos se baseia na seguinte questão: Como a cidadania está sendo abordada e discutida nos livros didáticos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) em uma Coleção aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2021, e como essa abordagem contribui para a formação cidadã do estudante nessa etapa de ensino? Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo investigar e analisar como a cidadania é discutida nos livros didáticos da Área de CHSA da Coleção Ser Protagonista. Buscamos identificar as principais abordagens utilizadas na discussão do tema e verificar se elas atendem às necessidades educacionais e sociais dos estudantes do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa se baseiam na análise dos seguintes documentos: o Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Coleção Ser Protagonista, de autoria de Janaina Tiosse de Oliveira Corrêa Cilli, Bianca Barbagallo Zucchi, Valéria Aparecida Vaz da Silva e Flávio Manzatto de Souza, aprovada no PNLD 2021. Também analisamos livros e artigos que tratam da temática em questão. As abordagens utilizadas neste trabalho são fundamentais para o ensino dos componentes curriculares que integram a Área de CHSA: Filosofia, Geografia, História e Sociologia, especialmente para o ensino de Geografia, tendo em vista que uma das metas dessa disciplina é possibilitar que o estudante compreenda o espaço em que vive para atuar nele como cidadão. A análise realizada indica que a cidadania é abordada de forma satisfatória nos livros didáticos da Coleção Ser Protagonista da Área de CHSA. A temática é trabalhada continuamente ao longo dos seis Volumes da referida Coleção, destacando conhecimentos, atitudes e valores essenciais para despertar a consciência crítica dos estudantes do Ensino Médio e ajudá-los a entender a sociedade na qual estão inseridos e a serem participantes ativos nela. |
Abstract: | Discussions about citizenship during Basic Education training are fundamental to guide the daily citizenship practices of young students, especially in the High School stage. This qualitative methods work is based on the following question: How citizenship is being approached and discussed in textbooks in the Area of Applied Human and Social Sciences (CHSA) in a Collection approved in the National Book and Teaching Material Program (PNLD) in 2021, and how does this approach contribute to the student’s citizenship training at this stage of education? In this sense, this work's main objective is to investigate and analyze how citizenship is discussed in textbooks in the CHSA Area of the Ser Protagonista Collection. We sought to identify the main approaches used in discussing the topic and verify whether they meet the educational and social needs of high school students. The methodological procedures used in this research are based on the analysis of the following documents: the 2021 National Book and Teaching Material Program Guide (PNLD), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Ser Protagonista Collection, authored by Janaina Tiosse by Oliveira Corrêa Cilli, Bianca Barbagallo Zucchi, Valéria Aparecida Vaz da Silva and Flávio Manzatto de Souza, approved in PNLD 2021. We also analyzed books and articles that deal with the topic in question. The approaches used in this work are fundamental for teaching the curricular components that make up the CHSA Area: Philosophy, Geography, History and Sociology, especially for teaching Geography, considering that one of the goals of this discipline is to enable the student to understand the space in which he lives to act in it as a citizen. The analysis carried out indicates that citizenship is satisfactorily addressed in the textbooks of the Ser Protagonista Collection of the CHSA Area. The theme is worked on continuously throughout the six Volumes of the aforementioned Collection, highlighting essential knowledge, attitudes and values to awaken the critical consciousness of high school students and help them understand the society in which they are inserted and to be active participants in it. |
Palavras-chave: | Cidadania Livros didáticos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHSA Formação Cidadã Ensino Médio PNLD Citizenship Training High School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Taís da. O conceito de cidadania nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14698 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O conceito de cidadania nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA).pdf | O conceito de cidadania nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) | 7.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.