00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863203565650493pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisca Zuleide Duarte de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.creatorSilva, Nielson Batista da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1742279252990681pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T21:17:43Z-
dc.date.available2024-09-25-
dc.date.available2024-10-24T21:17:43Z-
dc.date.issued2013-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, Nielson Batista da. O Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e o Romanceiro gitano, de Federico García Lorca: um esboço comparativo. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14675-
dc.description.abstractThis work is a comparative study of two literary works: The Conspiracy Romanceiro, by Cecília Meireles, (1901-1964) and the Gitano Romanceiro, by Federico Garcia Lorca (1898-1936). In this comparative outline, we found a point in common between these two authors belonging to so distant cultures: Cecília brings to her Romanceiro the voices of the conspirators imprisoned during the historical event known as Minas Conspiracy; Lorca seeks to represent the voice of the gypsy people, historically victim of persecution and social exclusion. This means that, facing a historicalcultural perspective of their countries, Cecília (Ouro Preto - Brazil) and Lorca (Granada/Spain) poetically assume the voice of the losers. From this point of convergence, we examined the theme of death, the metaphors of the moon and the horse, besides the symbology of colors. For this research, we sought theoretical and critical support from researchers of the literary works studied here, as como Ana Maria Machado (2005), Darcy Damasceno (1975), Norma Goldstein (1998), Valéria Lamego (2001), Leila Gouvêa (2001); Miguel-García Posada (1981), Ian Gibson (2006), Allen Josephs e Juan Caballero (2009), as well as scholars of comparative literature as Gilberto Mendonca Teles (1979), Sandra Nitrini (1997), Tania Carvalhal (1999).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeireles, Cecília, 1901-1964. Romanceiro da Inconfidênciapt_BR
dc.subjectGarcía Lorca, Federico. Romanceiro gitanopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectMeireles, Cecília, 1901-1964. Conspiracy romanceiropt_BR
dc.subjectGarcía Lorca, Federico. Gitano romanceropt_BR
dc.subjectComparative literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleO Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e o Romanceiro gitano, de Federico García Lorca: um esboço comparativopt_BR
dc.title.alternativeThe Conspiracy romanceiro, by Cecília Meireles, and Gitano romanceiro, by Federico García Lorca: a comparative outlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo comparativo de duas obras literárias: O Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles (1901-1964) e o Romanceiro gitano, de Federico García Lorca (1898-1936). Nesse esboço comparativo, encontramos um ponto em comum entre esses dois autores pertencentes a culturas tão distantes: Cecília traz para seu Romanceiro as vozes dos inconfidentes encarcerados durante o fato histórico conhecido como Inconfidência Mineira; Lorca procura representar a voz do povo cigano, historicamente vítima de perseguições e de exclusão social. Isso significa que, voltados para uma perspectiva histórico-cultural de seus países, Cecília (Ouro Preto/Brasil) e Lorca (Granada/Espanha) assumem poeticamente a voz dos derrotados. A partir desse ponto de convergência, examinamos a temática da morte, as metáforas da lua e a do cavalo, além da simbologia das cores. Para esta pesquisa, buscamos apoio teórico e crítico em pesquisadores das obras literárias aqui estudadas, como Ana Maria Machado (2005), Darcy Damasceno (1975), Norma Goldstein (1998), Valéria Lamego (2001), Leila Gouvêa (2001); Miguel-García Posada (1981), Ian Gibson (2006), Allen Josephs e Juan Caballero (2009), além de estudiosos da literatura comparada como Gilberto Mendonça Teles (1979), Sandra Nitrini (1997), Tania Carvalhal (1999).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.