00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aquisição verbal em dados de criança do português brasileiro
Título(s) alternativo(s): Verbal acquisition in Brazilian Portuguese child data
Autor(es): Silverio, Renata Maria Lima
Primeiro Orientador: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Charridy Max Fontes
Resumo: A pesquisa realizada tem como objetivo compreender a aquisição verbal e as possíveis flexões verbais em dados de uma criança nativa do português brasileiro, nascida em Maceió/AL, com idade de 2;11 (dois anos e onze meses) a 3;3 (três anos e três meses). Os dados foram coletados entre os anos de 2005 e 2006. A questão norteadora da pesquisa é: Como as crianças em tão pouco tempo de vida conseguem adquirir verbos e aplicá-los em sua maioria de maneira correta? Para responder a essa questão, recorremos à Teoria Gerativa (Chomsky, 1986). De acordo com Chomsky, a língua é considerada um objeto mental, um sistema de princípios inerentes à mente humana. A metodologia utilizada é a descritiva longitudinal utilizando como recurso o sistema CHILDES3 (Child Language Data Exchange System), desenvolvido por Bian MacWhinney em 2000, um programa computacional que permite a decodificação e transcrição de dados linguísticos de crianças. Foram analisadas 21 sentenças das sessões 1, 2, 4 e 5. Os resultados obtidos foram que Gabriel teve um uso frequente dos verbos no modo infinitivo, como “pegar”, “lavar”, “cantar”, “dormir”, expressando ações de maneira geral, sem especificar o tempo, pessoa ou número; e alguns verbos no gerúndio, como “dormindo”, “jogando”, “comendo”, “telefonando”, indicando uma ação em andamento, sem atribuir um tempo específico a ela. A teoria gerativa, proposta por Noam Chomsky, aborda a aquisição da linguagem como um processo inato e governado por princípios universais que estão presentes na estrutura cognitiva das crianças. Segundo essa teoria, as crianças possuem uma capacidade inata para adquirir linguagem de forma rápida e eficiente. Consoante com a perspectiva gerativa, a aquisição dos verbos e de outras estruturas linguísticas ocorre por meio da aplicação de regras e princípios gramaticais que são inerentes ao sistema linguístico. As crianças têm uma predisposição para internalizar essas regras e utilizá-las na produção e compreensão da linguagem.
Abstract: The research aims to understand verbal acquisition and possible verbal inflections in data from a native Brazilian Portuguese speaker, born in Maceió/AL, aged 2.11 (two years and eleven months) to 3.3 (three years and three months). The data were collected between 2005 and 2006. The guiding question of the research is: How can children acquire verbs in such a short time of life and apply them, for the most part, correctly? To answer this question, we used Generative Theory (Chomsky, 1986). According to Chomsky, language is considered a mental object, a system of principles inherent to the human mind. The methodology used is longitudinal descriptive using the CHILDES3 system (Child Language Data Exchange System), developed by Bian MacWhinney in 2000, a computer program that allows the decoding and transcription of children's linguistic data. Twenty-one sentences from sessions 1, 2, 4, and 5 were analyzed. The results obtained showed that Gabriel frequently used verbs in the infinitive form, such as “to catch,” “to wash,” “to sing,” and “to sleep,” expressing actions in general without specifying time, person, or number; and some verbs in the gerund, such as “to sleep,” “to play,” “to eat,” and “to call,” indicating an action in progress without assigning a specific time to it. The generative theory, proposed by Noam Chomsky, approaches language acquisition as an innate process governed by universal principles that are present in children’s cognitive structure. According to this theory, children have an innate ability to acquire language quickly and efficiently. According to the generative perspective, the acquisition of verbs and other linguistic structures occurs through the application of grammatical rules and principles that are inherent to the linguistic system. Children have a predisposition to internalize these rules and use them in the production and comprehension of language.
Palavras-chave: Português Brasileiro
Aquisição verbal
Língua falada
Brazilian Portuguese
Verbal acquisition
Spoken language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVERIO, Renata Maria Lima. Aquisição verbal em dados de criança do português brasileiro. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14669
Data do documento: 26-jan-2024
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