00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vívia Dayana Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740547167333947pt_BR
dc.contributor.referee1Messias, Paulo Roberto Lemos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes Neta, Natércia de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667pt_BR
dc.creatorNascimento, Dayse karoline Gomes da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5892964272013480pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T17:19:34Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T17:19:34Z-
dc.date.issued2018-04-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Dayse Karoline Gomes da Silva. Jogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologias. 2024. 32 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática: Licenciatura) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14646-
dc.description.abstractGames have been a part of man's life since antiquity. The interest in studying it is directly linked to his contribution in teaching and learning math classes. Based on the assumption that the mathematics discipline is considered the most difficult, this work aims to present a new teaching didactic that makes it more interesting, pleasurable and less tiring. In this sense, this proposal seeks to combine the activities and contents already foreseen In the material elaborated by the municipality's secretary, adopted by a primary school located in the city of Major Izidoro, municipality of Alagoas, to the use of didactic games that can collaborate in the teaching and learning process of the four operations and games of signs. The purpose of such research is to assess the students' greatest difficulties and intervene in a playful way. Thus, it was applied during the math classes of the 7th year of elementary school, seeking to alleviate the difficulties related to the division, multiplication and play of signals, in an interactive way, enabling problem solving and stimulating logical thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectDidatic gamespt_BR
dc.subjectTeaching - Auxiliary meanspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleJogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs jogos fazem parte da vida do homem desde a antiguidade. O interesse em estudá-lo está diretamente ligado à sua contribuição no ensino e na aprendizagem das aulas de matemática. Partindo do pressuposto de que a disciplina de matemática é vista como a mais difícil, este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova didática de ensino que a torne mais interessante, prazerosa e menos cansativa. Neste sentido, tal proposta busca aliar as atividades e conteúdos já previstos no material elaborado pela secretaria do município, adotado por uma escola de ensino fundamental, situada na cidade de Major Izidoro, município de Alagoas à utilização de jogos didáticos que podem colaborar para o processo de ensino e de aprendizagem das quatro operações e jogos de sinais. O intuito para tal pesquisa é avaliar quais as maiores dificuldades dos discentes e intervir de maneira lúdica. Sendo assim, foi aplicada durante as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental, buscando amenizar as dificuldades relacionadas à divisão, multiplicação e jogo de sinais, de maneira interativa, possibilitando a resolução de problemas e estimulando o raciocínio lógico criativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologias.pdf990.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.